Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
07/04/2017 10:00
Equipe da Casa Lar e conselheiros participam de evento internacional sobre acolhimento familiar

O encontro promoveu o debate sobre diretrizes do programa Acolhimento Familiar

Maripá - A equipe de referência da Casa Lar Ternura de Maripá, juntamente com os conselheiros tutelares participaram nos dias 3 e 4 de abril, em Cascavel, do 1° Congresso Internacional de Acolhimento Familiar. O evento foi organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça e do Conselho de Supervisão das Varas de Infância e Juventude do Estado do Paraná (CONSIJ), com apoio do Município de Cascavel.
O congresso contou com a presença de diversas autoridades e especialistas na defesa dos direitos da infância e juventude. O encontro promoveu o debate sobre diretrizes do programa Acolhimento Familiar, como a valorização da convivência na família e comunidade, situações de risco pessoal e social dos jovens, fortalecimento de vínculos, superação de dificuldades, entre outras.
Para a psicóloga Juliana Pastore Massocatto, técnica responsável pela Casa Lar, as experiências apresentadas durante o evento foram muito proveitosas e reforçam a importância do fortalecimento de vínculos entre crianças e adolescentes com as famílias que estão dispostas a doar o que possuem de melhor: o amor ao próximo. “A criança e o adolescente, ao serem colocados em Famílias Acolhedoras podem vivenciar o afeto, o carinho, a atenção e o cuidado que não obtiveram de suas famílias de origem e assim conseguir desenvolver o biopsicossocial de maneira satisfatória”, relata.
Palestrantes de diversas regiões do Brasil e do exterior participam do evento.
ACOLHIMENTO FAMILIAR
O Acolhimento Familiar é uma medida protetiva, temporária e excepcional, prevista em lei pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma alternativa ao acolhimento institucional (abrigos e casas lares) para crianças e adolescentes em situação de risco social que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial. Caracteriza-se pela transferência temporária dos direitos e deveres parentais dos pais biológicos para uma família acolhedora, previamente cadastrada, selecionada e vinculada a um programa.
O Acolhimento Familiar é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é prioritário ao acolhimento institucional, por lei, desde 2009. Embora seja amplamente difundido nos Estados Unidos e Europa, ainda é pouco conhecido ou aplicado no Brasil. Daí, a importância da realização de um evento como este.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE