" />

Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
03/03/2017 18:02
UFPR de Palotina realizará Simpósio Paranaense de Hidrogênio

O “I SIMPHI - Simpósio Paranaense de Hidrogênio", será promovido pelo Setor da UFPR de Palotina com apoio de diversas instituições

Palotina – Nos dias 26 e 27 de abril Palotina será palco de um importante evento. Trata-se do “I SIMPHI - Simpósio Paranaense de Hidrogênio", que será promovido pelo Setor da UFPR de Palotina com apoio de diversas instituições. Dentro da programação está prevista uma visita técnica à planta de produção de hidrogênio da Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, no dia 28. Para esta visita há 70 vagas, destinadas aos primeiros inscritos no simpósio.
No Estado do Paraná existem muitas iniciativas voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação na temática hidrogênio (H2), com ênfase na produção por diversas rotas, principalmente, eletrolítica, termoquímica e biológica. O Paraná é reconhecidamente um dos principais Estados da Federação com grande disponibilidade de recursos naturais (águas superficiais, biomassa, etc..), utilizados como fonte limpa para geração de energia renovável.
Neste cenário, o H2 se destaca como um vetor energético de grande capacidade de geração de energia, sendo largamente empregado também como matéria prima na indústria química, em processamento de alimentos, em processos de hidrogenação, na produção de amônia e metanol, na síntese de Fischer-Tropsch, na indústria farmacêutica, entre outros. Entretanto, praticamente todo o H2 produzido no mundo e no Brasil é proveniente de fontes não-renováveis como o gás natural, sendo as pesquisas que envolvem a produção de H2 a partir de fontes renováveis extremamente importantes para garantir o atendimento da demanda crescente pelo uso do mesmo de forma sustentável.
Surge então a necessidade de aproximar os pesquisadores do Estado do Paraná que atuam neste tema, de forma a integrar projetos, ideias e ações, sendo fundamental promover um evento que os reúna e promova o debate dos principais problemas e possíveis soluções. A realização do “I SIMPHI – SIMPÓSIO PARANAENSE DE HIDROGÊNIO” será um marco inicial para promover a integração entre os interessados pela temática no Paraná, uma vez que o evento é inédito, buscando soluções conjuntas nos âmbitos da pesquisa e da inovação. A realização deste evento de elevado nível objetiva ainda: discutir a criação da “Rede Paranaense de Pesquisa em Hidrogênio (RPPH)”; articular ações entre grupos de pesquisa que atuam na área, em sintonia com outras iniciativas já existentes no Estado no âmbito das Energias Renováveis; despertar o interesse de Graduandos e de Pós-Graduandos pelo hidrogênio; promover a divulgação de trabalhos científicos atuais; e aproximar empresas que atuam na área ou que tenham interesse pela mesma.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Reprodução


PUBLICIDADE