Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
03/03/2017 17:04
Segunda fase da vacinação contra a dengue inicia hoje em Maripá

A vacina tem três doses, e elas devem ser tomadas a cada seis meses

Maripá - A segunda etapa da vacinação contra a dengue em Maripá inicia nesta sexta-feira, dia 3, e segue até 31 de março, segundo a Secretaria de Saúde. O público alvo abrange pessoas entre 15 e 27 anos.
O Dia “D” de Vacinação contra a Dengue será realizado em dois momentos, o primeiro, neste sábado, dia 4 e o segundo, no dia 11 de março em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para receber a vacina, o munícipe deve apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação.
A vacina tem três doses, e elas devem ser tomadas a cada seis meses. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa) do Paraná, quem não foi imunizado na primeira fase da campanha pode receber a vacina nesta nova etapa, assim como os que completaram 15 anos após a campanha do ano passado.
Os munícipes que tomaram a primeira dose e não moram mais na cidade também podem tomar a vacina, bem como aqueles que tinham 27 anos quando tomaram a primeira dose e agora possuem 28 anos.
A vacina não é indicada para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com antibióticos e corticoides em dosagens elevadas e prolongadas e pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Maripá, dos 1.153 maripaenses que se encontram dentro da faixa etária alvo da campanha, 862 receberam a primeira dose da vacina, ou seja, 74,85%. A meta estipulada pelo Estado era de imunizar pelo menos 80%.
“A maior dificuldade que temos encontrado é a resistência das pessoas. É importante ressaltar que a vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (4 sorotipos) e reduz em 93% os casos graves da doença, aqueles que levam ao óbito, por isso, é fundamental que todos sejam imunizados”, explica a secretária de Saúde, Andreia Bento Maria Scudeller.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá Crédito: Reprodução


PUBLICIDADE