Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
26/03/2017 22:14
Projetos de alunos de Palotina participam da Febrace em São Paulo

Palotina - Projetos científicos de dois colégios de Palotina estão representando o município em uma das maiores feiras de ciências e tecnologia do país, a 15ª Febrace, que iniciou no dia 21 e foi até sexta-feira, dia 24, no Politécnico da USP. Um dos projetos é do Colégio Gabriela Mistral denominado “Efeito da temperatura no desempenho de Macrobrachium Amazonicum em sistema de recirculação e extração da quitosana a partir do cefalotórax para produção de biomembrana”, desenvolvido pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental Pedro Arthur Maroso Pelanda, João Pedro Silvestre Armani e Lucas Bernardi Benincá, com orientação da professora Carlise Debastiani e da diretora do educandário Lucilda Rumilda Fries Binsfeld.
O trabalho dos palotinenses foi enviado diretamente para a USP e dentre os 4 mil inscritos apenas 30% foram selecionados e dentre esses o do Colégio Gabriela Mistral. Da totalidade dos trabalhos que estão participando da feira, 70% são de feiras afiliadas que são realizadas em todo o Brasil e 30%, passaram por uma seleção muito mais criteriosa, concorrendo a 30% das vagas.
Sobre a participação do Colégio Gabriela Mistral na Febrace, a professora Carlise Debastiani destacou que, “para que este trabalho chegasse até aqui tivemos o envolvimento dos pais, do Colégio, dos professores, dos alunos e dos laboratórios de Carcinicultura e de Catálise do Setor Palotina da UFPR, sendo que as despesas foram custeadas com recursos próprios”.
Colégio Agrícola – O outro trabalho que está concorrendo na Febrace é do Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Colombo, denominado “Consorciação de Arroz irrigado em estufa com lambari no período de inverno”, de autoria dos alunos Thomas Douglas Vigo, Giuzeppe Augusto Maram Caneppele, Renan Gustavo Maltauro. Projeto esse que obteve a primeira colocação na Fecitec – Feira de Ciências e Tecnologia realizada pelo Setor Palotina da UFPR.
A Febrace é a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia de abrangência e qualidade científica, tecnológica e visibilidade.
Seu objetivo é estimular a cultura científica, inovação e ao empreendedorismo, educação básica despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas e inovadoras nas escolas.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Divulgação


PUBLICIDADE