Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
30/01/2017 17:39
Vereadores de Palotina conhecem método Apac para reintegração de condenados

Na sexta-feira, dia 27, uma comitiva de Palotina e Maripá visitou o município de Barracão, no Sudoeste do Estado, para conhecer o método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados)

Palotina - Na última sexta-feira, dia 27, uma comitiva de Palotina e Maripá visitou o município de Barracão, no Sudoeste do Estado, para conhecer o método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que vem contribuindo para reintegração de condenados à sociedade. Fizeram parte da comitiva o presidente da Câmara, Elias Naor Schlosser (PMDB) e os vereadores José Pasqualotto (PSC), Gilmar Hinkel (PMDB) e Marcos Heuert (DEM). Eles acompanharam o juiz da Comarca, Sérgio Decker e os prefeitos de Palotina, Jucenir Stentzler e de Maripá, Anderson Bento Maria, além de outras lideranças. O método Apac vem sendo empregado no Brasil há mais de 40 anos e a unidade instalada em Barracão, há 4 anos, é modelo, atendendo condenados nos regimes fechado e semiaberto. Na unidade os presos têm alfabetização, cursos profissionalizantes e participam de oficinas de artesanato, atividades culturais e religiosas. Os recuperandos, como são chamados, também trabalham para indústrias da cidade. No espaço que ocupam da antiga delegacia da cidade eles também tem cozinha, biblioteca e auditório.
Todas as atividades desenvolvidas pela Apac em Barracão foram mostradas pela juíza de Direito da Comarca, Dra. Branca Bernardi que também recebeu o grupo no Fórum local. A juíza ressalta que na Apac os recuperandos seguem uma rígida rotina de disciplina e trabalho, mas diferentemente do sistema carcerário comum, o método privilegia a prática de valores que resgatam a dignidade da pessoa. O presidente da Câmara de Palotina elogiou o sistema e afirmou que este é o caminho para amenizar o caos do sistema penitenciário do Brasil. Elias Naor enalteceu a iniciativa do juiz da Comarca de Palotina que está liderando um movimento para implantar uma unidade da Apac no município ainda neste ano.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara


PUBLICIDADE