" />

Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
19/10/2016 14:00
Setor Palotina desenvolve Projeto de Extensão para divulgar a carne suína

Está sendo desenvolvido em Palotina o projeto de extensão denominado "Conscientização da população quanto a qualidade e importância da carne suína"

Palotina - Está sendo desenvolvido em Palotina o projeto de extensão denominado "Conscientização da população quanto a qualidade e importância da carne suína", que faz parte das atividades extensionistas do Setor Palotina da UFPR.

O projeto que conta com a participação de aproximadamente quinze acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, de diferentes turmas, é coordenado pelos professores Daiane Gullich Donin e Geraldo Camilo Alberton. Tem como objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre a qualidade da carne suína e seus benefícios, assim como a respeito dos mitos, verdades e crenças da população com relação à possibilidade de transmissão de doenças mediante o consumo deste alimento.

Além disso, com o projeto de extensão espera-se contribuir para um melhor entendimento sobre a qualidade e importância da carne suína na alimentação humana, esclarecendo sobre a participação deste alimento na transmissão de zoonoses à população, desmistificando aspectos relacionados às mesmas, e com isso, permitindo melhorar a cadeia produtiva de suínos.
Também pretende informar o público sobre como é feita a criação de suínos atualmente, a grande preocupação com relação ao bem-estar animal e ao abate humanitário dos animais, visando produzir alimento de qualidade e minimizar o sofrimento dos animais.

Considerando que as informações sobre a qualidade da carne suína são pouco conhecidas para grande parte da população, as campanhas educativas apresentam-se como alternativas viáveis para esclarecer e conscientizar a população sobre os benefícios que a carne suína traz. Visando proporcionar conhecimentos adicionais sobre o assunto, este projeto tem como público alvo crianças, adolescentes e educadores, e como meta difundir e socializar o conhecimento, assim, incentivando o consumo da carne.

Dentre as ações realizadas pelo projeto estão visitas às escolas do município com a realização de uma palestra a respeito do tema. Após a palestra, os alunos são estimulados a exercitar o assunto mediante uma brincadeira com jogo de tabuleiro e também com a realização de um quiz.

Curso de Cortes - Recentemente foi realizado um curso de cortes tendo como público-alvo os açougueiros dos mercados do município de Palotina e Toledo, tendo como instrutor Marcos Bisinelli, vindo de Brasília - DF, que proferiu um curso prático destinado a demonstrar como são possíveis realizar diferentes tipos de cortes de uma carcaça suína, ampliando as possibilidades de oferta junto ao mercado consumidor.

Também foi realizada a apresentação do projeto e de diferentes formas de preparo da carne suína, mediante a disponibilização de várias receitas, às cozinheiras do Restaurante Universitário. O objetivo é esclarecer as mesmas a respeito da qualidade da carne e demonstrar que a carne suína também pode ser utilizada no dia-a-dia com preparos mais rápidos e saudáveis. Um livro de receitas práticas foi editado e distribuído para as cozinheiras e também para as pessoas que frequentam a feirinha municipal de Palotina.

Degustação – No último sábado os acadêmicos envolvidos no projeto estiveram no Supermercado Trento onde repassaram informações sobre a qualidade da carne suína, distribuindo folders explicativos e fazendo a degustação de strogonoff feito à base de carne suína.
Estas e outras ações estão sendo realizadas desde 2015, quando várias escolas, clubes de mães, mercados, dentre outros, foram visitados e informados a respeito da qualidade da Carne Suína.

Fonte: Folha da Terra/UFPR Fotos: Celso Becker-FT/Divulgação


PUBLICIDADE