Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
22/10/2016 17:35
Gestão da Produção Industrial é o novo curso da UESPAR

Com duração de três anos, o curso passa a ser ofertado no primeiro semestre de 2017

Palotina - A indústria paranaense ocupa posição de destaque no cenário brasileiro. É a 4ª do país em número de empregos e estabelecimentos. Possui 3,1 milhões de empregos formais, deste volume, cerca de 28% estão vinculados à indústria, posicionando o estado como 4° maior parque industrial do Brasil. Segundo projeções da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, o segmento tende só a crescer.
Para atender esta demanda das indústrias do estado e do país, a UESPAR – FACITEC trouxe a Palotina o novo curso de Gestão da Produção Industrial, com início previsto para o primeiro semestre de 2017.
Perfil do profissional
O profissional desta área tem como principal responsabilidade aumentar e garantir a produtividade, reduzir os custos de produção e certificar a qualidade final de tudo o que é fabricado. Ele conhece as particularidades de cada etapa do trabalho, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares de funções administrativas, como aqueles destinados ao controle e à elaboração de balanços e inventários de bens e mercadorias.
Profissão em alta
O oeste paranaense é uma região de grande propulsão da indústria brasileira, com destaque para os setores de alimentos, vestuário e acessórios agrícolas. Representa um PIB Industrial de 15,7% e oferta 11,3% de empregos dentro das indústrias. “A opção por um curso desta natureza deve-se principalmente ao fato de o mercado de trabalho na região ser composto basicamente por pequenas, médias e grandes indústrias. Em contrapartida, as mesmas empresas preocupam-se com uma política de adequação às mudanças nas estruturas econômicas e sociais decorrentes da globalização. Estas mudanças exigem profissionais que façam frente às demandas de melhoria da qualidade e aumento da competitividade”, destaca o diretor pedagógico da UESPAR/FACITEC, Edelar Bulegon.
Diferenciais do curso da UESPAR
“Reconhecemos a necessidade das empresas em contratar profissionais que saibam colocar em prática o aprendizado que obtiveram durante a faculdade. Para isso firmamos convênios de cooperação técnica com indústrias, de modo que os alunos possam treinar e executar suas atividades num ambiente real de trabalho”, explica o coordenador do curso, Edson Antônio Colle. Além disso, os alunos do curso terão à disposição um laboratório de simulação, onde poderão aprender a manusear os principais equipamentos da atividade.
Outro grande diferencial do curso é a sua matriz curricular. “Na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) nos preocupamos em elaborar uma matriz coerente com as necessidades das indústrias de Palotina e das cidades vizinhas, com enfoque para as áreas de alimentos, agricultura e vestuário”, afirma Colle.
Saiba mais sobre o curso pelo site www.uespar.edu.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Uespar/Crédito: Lariane Aline Paludo/Divulgação


PUBLICIDADE