Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
05/09/2016 11:57
Vencedores do concurso PEA 2016 são premiados pela ARDEFA

ARDEFA realiza entrega premiação aos alunos vencedores do concurso PEA 2016

Palotina - A ARDEFA – Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas realizou na quinta-feira, dia 25, um evento especial de entrega da premiação de um concurso realizado anualmente do PEA – Programa de Educação Ambiental, sendo premiados a melhor redação e o melhor desenho.

A ARDEFA desenvolveu palestras nas escolas municipais de Formosa do Oeste, Maripá e Palotina, que contou com a participação de 1.200 alunos. O tema proposto no PEA 2016 foi “Resíduos Sólidos: Responsabilidade Compartilhada”. O objetivo do material é contribuir para a formação da consciência dos alunos sobre direitos e deveres ambientais. O primeiro colocado de cada modalidade da etapa local participará da etapa nacional, em São Paulo, que reconhecerá os melhores trabalhos de desenho e de redação do Brasil, além de suas respectivas escolas e professores.
Na modalidade Redação a vencedora foi Nicole Cristine Moesch da Escola Municipal Jean Peaget do distrito de São Camilo, Palotina.
Já na modalidade Desenho a vencedora foi Sabrina Alves Lopes da Escola Celino Rocha de Araujo de Palotina.

Representantes das secretarias de Educação de Formosa Oeste, Maripá e Palotina estiveram prestigiando a cerimônia de premiação. Na oportunidade a secretária de Educação de Palotina, Judith Sendtko ressaltou que, “queremos que nossos alunos façam parte de projetos como esse e que, a partir dessa reflexão, proponham ações individuais e coletivas no ambiente da escola e da comunidade”. Todo o conteúdo pedagógico do PEA 2016 foi pensado e desenvolvido por equipe de especialistas das áreas de educação, comunicação e gestão de resíduos, buscando alinhamento às diretrizes do Ministério da Educação. O objetivo do programa de Educação Ambiental é oferecer ferramentas para apoiar o educador em sala de aula e convidar os alunos a refletir sobre a temática ambiental. A partir desse ano, o material também contribuirá na preparação da escola para a Prova Brasil, uma avaliação nacional que analisa o rendimento escolar.

O gerente da ARDEFA, Eliseu Lopes Dos Santos ressaltou que, “a ideia é trabalhar o tema da reciclagem de resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”, ou seja todas famílias, escola, empresas, governo temos o compromisso de buscar soluções que minimizem os impactos causados à saúde e ao meio ambiente”.

Já Olivio Meneghel, que fez parte da comissão julgadora dos trabalhos destacou que, “queremos que os alunos conheçam a Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma adaptada à faixa etária, que tem como objetivo ser um chamado para que cada um dos agentes da sociedade cumpra o seu papel na gestão dos resíduos sólidos”.

PEA - O Programa de Educação Ambiental (PEA) é uma iniciativa do Sistema Campo Limpo realizado pelas Associações de Recebimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas no Brasil, com o objetivo apoiar as escolas públicas em temas transversais alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Foram distribuídos kits educativos para serem aplicados em salas de aula de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O kit compreende caderno do professor, pôsteres temáticos e outros materiais para apoio das atividades em salas de aula.

Em 2015, 7 mil kits foram impressos para atender 1.873 escolas de 277 municípios, em 23 estados, que participaram do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo e envolveram cerca de 188 mil alunos.

Fonte: Folha da Terra/Ardefa Fotos: Divulgação


PUBLICIDADE