Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
12/09/2016 17:57
Programa Proerd está sendo realizado em Palotina

O programa Proerd está mais uma vez sendo desenvolvido no município de Palotina

Palotina - Por acreditar que a prevenção é a melhor forma de se combater o uso e o tráfico de drogas pelas crianças é que o município de Palotina aderiu mais uma vez ao importante programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que foi colocado em prática numa ação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Polícia Militar do Paraná. O programa teve início no dia 2 de agosto, conta com a participação de aproximadamente 450 crianças dos 5º anos de 13 escolas do município, sendo 9 municipais e 4 particulares, as lições (aulas) acontecem uma vez por semana, às terças-feiras, sendo que no total serão 11 lições. O programa prossegue até novembro, quando no dia 4, acontecerá a formatura na Asfuca - Associação dos Funcionários da C.Vale.
Na última terça-feira, dia 6, mais uma vez a equipe do Proerd composta por policiais militares de Toledo estiveram em Palotina ministrando aulas. Uma das escolas que receberam a equipe a Municipal Joaquim Monteiro Martins Franco aonde a soldado Salette esteve repassando as informações para os alunos do 5º ano A, da professora Vera.

O que é o PROERD
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.
O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar. Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.
O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os estados Norte-Americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros estados brasileiros.

Lições do Proerd
As lições aplicadas têm por objetivo desenvolver nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.
Habilitação dos Policiais Instrutores
Os instrutores PROERD, voluntários, são cuidadosamente selecionados e exaustivamente treinados, tornando-os envolvidos com o programa. O instrutor prepara reuniões com professores e pais para orientar sobre os objetivos e conteúdo do currículo, incluindo como reconhecer sinais de uso de drogas e como melhorar a comunicação familiar.
O corpo de instrutores PROERD é composto por policiais fardados, formados pelos Cursos Especiais de formação de instrutores PROERD, D.O.T (DARE Officer Trainning), ministrados pela Diretoria de Assuntos Municipais e Comunitários que conta com o apoio e colaboração de profissionais que atuam em áreas afetas à prevenção, como saúde, educação, medicina e psicologia.
Acreditando em um ideal, o PROERD tem como um de seus objetivos, proporcionar o crescimento e desenvolvimento global de nossas crianças, tomando-se cidadãos críticos, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor. Policiais fardados de diversos pontos de São Paulo e diversos pontos do Brasil passam de alunos a instrutores PROERD e levam dentro de seus corações o compromisso de educar com temas que abordam com segurança e clareza questões sobre drogas, autoestima, violência e valorização da vida.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE