Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
05/09/2016 11:59
Menino do Fusca realiza sonho de se tornar palestrante

Ele participa das reuniões de prestação de contas da Sicredi e conta sua história a associados e convidados

A história de Thiago Morales Berce tomou um novo rumo em 2011 e de dois anos para cá, ele se tornou referência no Brasil inteiro, pela força de vontade, dedicação e determinação, de um garoto que entre 7 e 10 anos, guardou todas as moedinhas que ganhava e realizou o sonho de comprar um fusca. Hoje com 12 anos, ele está emocionando associados e convidados que participam das reuniões de prestação de contas da Sicredi e com isso, realiza mais um sonho, de se tornar palestrante. “Eu sonhava em ter essa oportunidade, de poder contar a outras pessoas, que é possível realizar nossos sonhos. Eu consegui guardar moedas, por três anos, e aos 10 anos comprei o meu fusca e agora posso contar as outras pessoas o que fiz e pode ser que elas gostem e também realizem seus sonhos”, fala.

O Menino do Fusca, como ficou conhecido no Brasil inteiro, tem uma participação especial nas reuniões da Sicredi. Ele conta como fez para guardar as moedas. Sobre a surpresa que teve no dia que o pai dele, Valdir Morales Berce, comprou o carro. E também sobre toda a repercussão que teve e como a vida dele mudou nos últimos dois anos. Thiago tem sido destaque nas mídias regional e nacional, por causa, da persistência que teve e da felicidade em realizar o sonho de comprar um fusca para ir pescar com o pai. “Tudo começou, porque um dia contei para o meu filho, que aos 13 anos, eu comprei um fusca com dinheiro do meu trabalho. Daí ele colocou na cabeça que também ia comprar um fusca para irmos pescar”, conta orgulhoso o pai do Thiago, Valdir Morales Berce.

Uma curiosidade é que o Thiago nunca teve mesada. Ele economizava as moedas que ganhava dos pais, que geralmente era troco das compras de mercado. Na média ele guardou R$2,50 por dia. Ao longo de três anos juntou R$ 2.500,00, dinheiro que conseguiu comprar um fusca 1976. “Nós nunca demos mesada para o Thiago e também ele nunca deixou de ser criança para guardar o dinheiro. Ele queria comprar o fusca e conseguiu”, diz a mãe, Andreia Morales Berce, que acompanha o filho em todos os eventos para o qual é convidado.

Ao longo de dois anos, a história do Menino do Fusca tem incentivado muitas outras crianças e adultos. Ele criou uma fanpage, participa de um projeto de educação financeira na escola onde estuda, escreveu livros e criou cinco dicas de economia do Thiago. “Eu acredito que o que eu fiz possa ajudar outras pessoas a fazer o mesmo. E, agora, a Sicredi me deu essa chance de contar a minha história. Tô muito feliz”, conta.

O Thiago e a mãe Andreia participam de 20 eventos da Sicredi, onde a instituição financeira cooperativa presta contas aos associados e convidados, de como foi o desenvolvimento neste primeiro semestre. A cooperativa reuniu perto de 11 mil pessoas nos eventos realizados. “Para realizar mais esse sonho do Thiago, que é ser palestrante, nós buscamos autorização legal, garantindo a integridade física e intelectual do Thiago”, comenta a mãe Andreia Morales Berce.
Para o presidente da Sicredi, Jaime Basso, ao apresentar o exemplo do Thiago, o objetivo é despertar sobre a importância da educação financeira na vida de todos. “O Thiago é um adolescente, que ao contar sua história, emociona a muitos e isso pode vir a despertar bons hábitos de economia na vida destas pessoas”, argumenta Jaime Basso.

Cinco Dicas do Menino do Fusca
1.Sonhe com alguma coisa que você quer ter
2.Comece a economizar, não importa o valor
3.Só gaste o valor poupado, antes de realizar o sonho, se for muito necessário
4.Não empreste o dinheiro, a não ser que seja a alguém de confiança
5.Continue poupando sempre

Fonte: Assessoria Sicredi


PUBLICIDADE