Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
20/09/2016 15:35
Maripá atinge a ótima média de 6,8 no Ideb 2015

O município de Maripá obteve a média de 6,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Maripá - Na última semana o Ministério de Educação divulgou o levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, de séries iniciais fundamental que abrange a educação do 1º ao 5º ano. O município de Maripá tem muito o que comemorar, pois o resultado do Ideb das escolas municipais de Maripá chegou a maior média já obtida até então, de 6,8, índice avaliado como muito positivo pela Secretaria de Educação, Cultura e Desportos. A média alcança em 2013, que já era muito boa, de 6,4 superada, alcançando média de 6,8, o que deixa o setor de educação do município muito satisfeito. A menor média aconteceu no ano de 2008, quando Maripá obteve a média de 5,6, mas nunca ficando abaixo da média estabelecida pelo Ministério de Educação, que é de 5,3.

O que é o Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Origem do Ideb
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos. O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.
Há um indicador calculado para cada nível do ciclo básico: o ensino fundamental I (avaliando os estudantes do 5º ano), o ensino fundamental II (avaliando os estudantes do 9º ano), e o ensino médio (avaliando os estudantes do 3º ano).

Fonte: Folha da Terra Foto: Divulgação


PUBLICIDADE