Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
26/08/2016 19:16
Projeto APAC é apresentado para rotarianos

Na terça-feira, dia 23, o juiz de direito de Palotina, Dr. Sergio Decker esteve expondo durante a reunião do Rotary Club Palotina o projeto APAC

Palotina – Na última terça-feira, dia 23, o juiz de direito da Comarca de Palotina, Dr. Sergio Decker esteve participando da reunião semanal do Rotary Club Palotina para fazer uma exposição do projeto APAC – (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) que deverá ser implantado em Palotina. A reunião contou com a participação, além dos membros do Rotary Club Palotina, também de alguns rotarianos do Rotary Club Palotina Pioneiro.

Na oportunidade o Dr. Sergio Decker expôs aos presentes os benefícios que a APAC pode trazer a segurança do município, colocando de uma forma clara como a ressocialização dos detidos pode ser boa para ambas as partes.

A primeira APAC nasceu em São José dos Campos (SP) em 1972 e foi idealizada pelo advogado e jornalista Mário Ottoboni e um grupo de amigos cristãos. Hoje, a APAC instalada na cidade de Itaúna/MG é uma referência nacional e internacional, demonstrando a possibilidade de humanizar o cumprimento da pena.
No Paraná duas APACs são modelos, das cidades de Barracão e Pato Branco. Na nossa região o município de Toledo também tem possui uma APAC.

A APAC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade. Opera, assim, como uma entidade auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade. Sua filosofia é ‘Matar o criminoso e Salvar o homem’, a partir de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.

O objetivo da APAC é gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena. Sua finalidade é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social.

Segundo pesquisas realizadas, o índice nacional de pessoas que voltam a praticar crimes após sair da prisão é de 85%, já na APAC corresponde a 8%, o que beneficia a sociedade, pois, com os métodos imposto a maioria dos detidos saem prontos para viver de uma forma digna e fazer parte da comunidade.
Em Palotina, a ideia de se implantar a APAC está iniciando e vem se desenvolvendo aos poucos, mas com o auxílio e apoio da população pode ser tornar realidade em breve.

Superlotação - A cadeia pública de Palotina conta hoje com 103 presos alojados em celas com capacidades para apenas 16, o que gera transtornos de diversas formas. Segundo o Juiz, se Palotina contasse com a APAC provavelmente este número seria bem menor, pois conforme seus conhecimentos, uma grande porcentagem deles estaria apta a ressocialização.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/Folha da Terra


PUBLICIDADE