Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
26/08/2016 19:30
Empreendedorismo e inovação serão destaques em Feira de Oportunidades

Acontecerá na próxima semana em Palotina dois grandes eventos no Setor Palotina da UFRP, o I Encontro entre Universidade e Empresas e a II Feira de Oportunidades

Palotina – Na próxima semana, dias 30 e 31 de agosto o município de Palotina estará sediando dois importantes eventos, o I Encontro entre Universidade e Empresas e a II Feira de Oportunidades, organizados pelo Setor Palotina da UFPR, CRIATEC, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo através da Incubadora Municipal Bernardino Zelindo Barbieri, com o apoio do Comitê Gestor Municipal, SEBRAE, Sicredi Vale do Piquiri, Trevisan Equipamentos Agrícolas e C.Vale.

Dia 30/08 - O I Encontro entre Universidade e Empresas, acontecerá na terça-feira, dia 30, às 19h00h no Setor Palotina da UFPR, com o objetivo de promover a interação entre a universidade e o setor produtivo local e regional. A programação contempla duas palestras curtas seguida de uma mesa redonda com especialistas em assuntos como domínios industrial e científico, novas tecnologias, propriedade intelectual e gestão de incubação empresarial com foco em inovação. O evento tem como público alvo empresários e pesquisadores, visando contribuir para o desenvolvimento regional.

Dia 31/08 - A II Feira de Oportunidades, acontecerá na quarta-feira, dia 31, com início às 09h00 e encerramento às 21h00. Evento que tem a finalidade de aproximar estudantes universitários e empresas da região, que oferecem vagas de estágios, trainees e oportunidades de trabalho por meio de seus programas específicos. A feira contemplará também a área de inovação, troca de ideias, palestras e network. Serão 25 empresas expositoras de grande, médio e pequeno porte, com estimativa superior a dois mil visitantes entre alunos, empresários e demais interessados da comunidade. Durante a feira serão realizadas duas importantes palestras. A primeira com o tema “Monetizando o Conhecimento”, ministrada pelo palestrante Santos Viana, da Megatecnologia Soluções em Informática Ltda, início às 09h00 e a palestra de fechamento do evento será ministrada por Allan Costa, palestrante de renome nacional, com o tema “O modelo Startup como antídoto para a crise”, com início às 18h30.
Ambos eventos acontecerão no Setor Palotina que fica na Rua Pioneiro, Jardim Dallas, com entrada franca para toda a comunidade.

Apoio do Município - O município de Palotina, desde que ingressou no programa Cidade Empreendedora em 2011, vem apoiando iniciativas de fomento ao empreendedorismo e inovação para a melhoria do ambiente de negócios local e regional. Mais recentemente, por intermédio da Secretaria de Indústria e Comércio, o Município foi contemplado no Edital 001/2015 do SEBRAE e Anprotec para implantação do CERNE 1 na Incubadora Municipal Bernardino Zelindo Barbieri.

Através da iniciativa de integrantes do Comitê Gestor Municipal do Programa Cidade Empreendedora, foram priorizadas ações e focados esforços para a implementação do capítulo de Inovação e Tecnologia da Lei Geral (Estatuto da Micro e Pequena Empresa) no âmbito do Município.

As universidades são atores indispensáveis para que a cultura da inovação se instaure e se conecte com a comunidade empresarial, pois é detentora do capital humano que trabalha especificamente com pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Recentemente a UFPR, município de Palotina e SEBRAE, firmaram um termo de parceria para implementação de ações efetivas e estratégicas para constituição e desenvolvimento de um Programa Municipal de Empreendedorismo e Inovação que contempla inclusive a pré-incubação de empreendimentos na universidade para posterior tracionamento na incubadora municipal “Bernardino Zelindo Barbieri”.

O Ecossistema Municipal de Empreendedorismo e Inovação contempla ações estratégicas e conjuntas entre parceiros para promoção do desenvolvimento econômico local, onde empreendedores de startups e empresários de negócios de base tradicional e de base tecnológica são convidados a repensar a atividade empresarial visando maior competitividade.

Assim como o III Seminário Empresário de Sucesso promovido pela UESPAR ocorrido no dia 23/08, estes eventos têm como disseminar a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade por intermédio dos estudantes, empresários e lideranças.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE