Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
24/07/2016 23:03
PALOTINA 56 ANOS: Igreja sempre teve presença marcante na história de Palotina

Palotina - O pároco da Paróquia São Vicente Pallotti, Padre Pierre, destaca a importância da participação da igreja no desenvolvimento de Palotina. Ela aborda o marco referencial de toda história de Palotina que foi a chegada do padre Ermogênio Borin que veio junto com administrador da Pinho Terra e sobrevoou a região. Pierre lembra que Ermogênio Borin iniciou trazendo para essa região de Palotina o primeiro grupo de colonos do Rio Grande do Sul que fizeram depois a primeira missa e que também a partir daí iniciou-se a chegada do povo vindo de todos os lugares. “Nós podemos dizer que o fundador de Palotina foi o padre Ermogênio Borin. A igreja significou muito para o povo de Palotina desde as suas raízes, pois acompanhou todo desenvolvimento, sempre presente no crescimento do município”.
Para o Padre Pierre é impossível contar a história de Palotina sem a presença dos Padres Palotinos. “A igreja tem grande importância para a sociedade Palotina. Um exemplo é o prédio do seminário que a igreja disponibilizou a um preço muito bom para a Universidade Federal do Paraná”, resume ao homenagear a população de Palotina na comemoração dos 56 anos. “Eu gostaria de deixar uma mensagem em nome de toda igreja, principalmente de toda igreja católica aqui de Palotina, a todo povo de Palotina. O hino de Palotina fala da fé, da esperança, da caridade, então que realmente nós sejamos um testemunho para o mundo, para todos os povos de unidade, de fraternidade, de amor a Deus ao seu reino e que independe de qualquer tipo de religião, qualquer tipo de credo, todos nós somos convidados a viver essa fraternidade, viver esse amor e essa fé dependente de onde você professa e que a igreja estará sempre aberta, estará sempre também disponível para vivenciar e ajudar todo o povo a vivermos essa grande experiência de Deus em nossas vidas”.
História
No dia 6 de janeiro de 1954, dia da Epifania do Senhor, dia santo, foi celebrada a primeira Missa para vinte e poucas pessoas em Palotina. Os celebrantes foram os padres Ermorgênio Borin e Rafael Pivetta.
Porque o nome Palotina? A origem do nome Palotina é uma homenagem aos padres palotinos, que marcaram presença no município, desde a derrubada das primeiras árvores. Foram os padres palotinos testemunhas do desbravamento, dos conflitos e do desenvolvimento do município e agentes vivos na implementação da religiosidade que caracteriza o seu povo até hoje representado pelo Padre Manoel de Pierri Primo e demais sacerdotes palotinos que atuam com muito zelo na Paróquia São Vicente Pallotti. Os padres palotinos nestes anos de trabalhos nessa paróquia formaram muitos leigos, movimentos, pastorais, o seminário, e outras iniciativas que estão representados nas várias lideranças aqui presentes.
Por esse motivo, foi escolhido como padroeiro do município, São Vicente Pallotti que é fundador dos padres e Irmãos Palotinos. São Vicente Pallotti nasceu no dia 21 de abril de 1795 e morreu no dia 22 de janeiro de 1850. Foi canonizado santo no dia 20 de janeiro de 1963 pelo papa João XXIII.

Fonte: Folha da Terra/Crédito: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE