Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
09/06/2016 22:34
Parceria entre Prefeitura e Sicredi garante capacitação aos microempreendedores

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros” (Benjamim Franklin)

Ao recorrer à história, constatamos que o homem segue uma trajetória em busca de poder. Durante séculos a força determinava o poder; os mais fortes dominavam os mais fracos e impunham sobre estes a escravidão por seus deleites e vaidades, para deixar claro a todos que eles detinham o poder.
Mas hoje, o poder não mais é alcançado através da força. A força pode até subjugar pessoas, povos e nações, mas não é mais símbolo de poder. O poder mudou de mãos. Hoje, quem tem o poder é quem tem a informação, o saber, o conhecimento.
Quanto mais sabemos, mais poder teremos. Poder no sentido mais amplo, não significando apenas “ser chefe”. Quem conhece mais escolhe melhor, pois possui mais subsídios e não se deixa levar pela primeira impressão dos fatos. Francis Bacon já preconizava: ”Conhecimento é poder”.
É importante que se entenda muito bem que o que traz valor para as pessoas, no longo prazo, é o conhecimento e não a informação. Não se pode negar o valor da informação certa, na hora certa, principalmente aquelas de caráter competitivo. Porém, há de se definir que a informação tem caráter cumulativo, enquanto o conhecimento é seletivo, ou seja, enquanto a informação pode ser buscada na hora que necessitamos, e armazenada se necessário for, o conhecimento exige inferência e uso para gerar valor.
Na verdade, o conhecimento só serve para duas coisas: ser compartilhado ou gerar valor. O conhecimento retido em uma mente ou num livro que nunca será lido é um tesouro no fundo do mar. Sabe-se que existe, mas é inútil. A sabedoria, por sua vez, é todo o conhecimento aplicado. Se você conhece todos os tipos de dieta, mas não pratica, não adianta, você continuará com os quilinhos a mais, não é verdade? Quando você usa conhecimento para viver melhor, produzir melhor está exercendo certa sabedoria.
O Conhecimento é o grande tesouro, o verdadeiro poder da atualidade. Quem o tem determina o seu destino. O sucesso ou o insucesso é determinado por apenas este detalhe.
O conhecimento precisa ser entregue a quem precisa e na hora necessária.
Se o microempreendedor individual (Mei) possuir uma cultura voltada ao conhecimento, ele terá um fator chave para proporcionar vantagem competitiva real, bem como criar diferenciais difíceis de serem copiados pelos concorrentes. O conhecimento é o principal ativo não financeiro de uma organização.
É com esta visão que a Sala do Empreendedor procura sempre por parceiros que possam continuar trazendo o conhecimento para os microempreendedores individuais, através das Oficinas do SEBRAE. Com a fase econômica difícil que o Brasil enfrenta, houve cortes orçamentários que forçou a buscar por um parceiro local que assumisse o compromisso de viabilizar tais oficinas durante o ano de 2016 e o Banco Sicredi, através de seu gerente Ronaldo Ioris, compreendendo a importância desse conhecimento para os Mei’s assumiu a parceria, realizando o patrocínio mensal de uma oficina, promovendo o conhecimento na área de gestão para os Mei’s. Esta iniciativa visa mudar significativamente a saúde financeira das empresas pela fácil compreensão das capacitações aplicadas nos workshops do SEBRAE.
Por isso a Sala do Empreendedor ligada a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município de Palotina, vem publicamente agradecer ao Banco Sicredi por este importante benefício para os microempreendedores individuais de nossa cidade que são grandes geradores de economia no país. O nosso muito obrigado pelo apoio e incentivo.
Aos interessados em saber mais sobre as oficinas, datas de realização e inscrições, entre contato com a Sala do Empreendedor pelo fone: 3649-7844 ou compareça pessoalmente na Prefeitura Municipal.

Fonte: Marilete de Carvalho – Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor Fotos: Assessoria de Imprensa/Palotina


PUBLICIDADE