Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
16/04/2016 22:26
UFPR: Projeto sai do papel e primeiro prédio do Campus Maripá começa a ser construído

Representantes da Administração Municipal e da UFPR no local aonde será construído o Campus

Maripá - O município de Maripá acaba de dar mais um passo em favor da educação e do desenvolvimento do município. Depois de muito esforço, a espera pelo início da obra do Campus Maripá da Universidade Federal do Paraná (UFPR) finalmente chegou ao fim e o primeiro prédio começou a ser construído.
Na tarde de quinta-feira, dia 7, o prefeito Anderson Bento Maria esteve no local para vistoriar a obra, acompanhado de uma comitiva da UFPR formada pelo diretor, Elisandro Pires Frigo; pelo vice-diretor, Helton José Alves; pelo professor e coordenador do projeto do Campus Maripá, Eduardo Luis Ballester; o superintendente de infraestrutura, Alvaro Pereira de Souza e o engenheiro Civil da superintendência de infraestrutura, Mário Taguche. O secretário de Administração, Rodrigo Schanoski e o assessor de Planejamento do município, Altair Pandini também acompanharam a visita.
O primeiro prédio abrigará o Laboratório de Carcinicultura da UFPR, para estudo da tecnologia de manejo para fases de larvicultura, berçário e crescimento final de espécies de camarão de água doce com potencial aquicola, atuando como extensão do curso de Engenharia em Aquicultura do Campus Palotina.
Para o prefeito Anderson, o campus é uma grande conquista para o município e, agora, o sonho começa a se tornar realidade. “Vamos investir e trabalhar fortemente para trazer não apenas o ensino superior de qualidade à população maripaense, mas também garantir mais desenvolvimento à cidade como um todo”, afirma. Ele acrescenta que estudos e projetos que serão desenvolvidos pela universidade serão fundamentais para impulsionar o setor da piscicultura, que vem ganhando cada vez mais força no município.
O laboratório é resultado de um projeto em rede que envolve as universidades federais UFPR, UFRN, UFAL e UFRB. O projeto foi aprovado junto a FINEP na Chamada Pública MCT/FINEP/AT – Carcinicultura 09/2010 e é coordenado pelo professor Eduardo Luis Ballester e a Rede de Universidades é coordenada pela professora, Karina Ribeiro.
Além dos recursos aprovados pela rede de universidades, o Núcleo de Pesquisas em Aquicultura da UFPR em Maripá também recebeu recursos destinados por emenda parlamentar dos deputados Rubens Bueno e Dilceu Sperafico, além de verba própria da UFPR liberada pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. “É importante destacar o apoio da pró reitoria de Pesquisa da UFPR através da professora Graciela Muniz, o apoio da direção do Setor Palotina na figura dos professores Elisandro Pires Frigo e Helton José Alves e da prefeitura de Maripá através do prefeito Anderson Bento Maria que participaram ativamente durante todo o processo para liberação dos recursos pela FINEP e doação do terreno para construção do prédio”, ressalta o coordenador do projeto, Eduardo Ballester.
O terreno onde a universidade será implantada possui área de 55 mil metros quadrados e está localizada na saída secundária da cidade, próximo ao Centro de Eventos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE