Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
05/03/2016 15:06
Acipa integra caravana que discutiu projeto sobre registro de inadimplentes no SPC

Representando a Acipa, a atendente responsável pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Márcia Saar Diedrichs, esteve em Curitiba participando de uma audiência pública para discutir o projeto de lei que muda a forma de registrar consumidores inadimplentes no SPC.

Palotina - Representando a Associação Comercial e Empresarial de Palotina (Acipa), a atendente responsável pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Márcia Saar Diedrichs, integrou a caravana de representantes de associações comerciais e empresariais do Oeste que esteve em Curitiba na última terça-feira, 1º., participando de uma audiência pública para discutir o projeto de lei do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, que muda a forma de registrar consumidores inadimplentes no SPC. A audiência lotou o Plenarinho da Assembleia. Para os comerciantes, o projeto de lei vai prejudicar pequenos e médios empresários de todo o Paraná.
A lei prevê que a empresa, para registrar um consumidor no serviço de proteção ao crédito, deve enviar antes, para ele, toda a documentação da dívida, comprovando a veracidade. Para a Faciap isso é muito preocupante, porque vai quebrar o sigilo comercial entre empresas e consumidores, expondo as negociações a terceiros.
Para a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), no varejo paranaense as consequências deste projeto vão ser desastrosas: Para se proteger contra a inadimplência, a concessão de crédito vai ser ainda mais reduzida, já que não haverá mais a informação de que esta venda a prazo poderá estar sendo feita para inadimplentes. Como resultado, as taxas de juros vão aumentar, e o prazo para o pagamento diminuirá. E sem crédito direto no comércio, o consumidor vai perder ainda mais: Ele vai ter que comprar no cartão de crédito, que tem as piores taxas de juros.
Durante a audiência o deputado Luiz Claudio Romanelli disse que o Projeto de Lei será amplamente debatido com todos os setores da sociedade, antes de ser enviado ao plenário da Assembleia Legislativa para ser votado.

Fonte: Assessoria Acipa/Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE