Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
06/03/2016 23:19
Acidentes continuam batendo recordes de atendimento no Hospital Municipal

Segundo informações do Hospital Municipal, nestes dois primeiros meses do ano, o total de vítimas atendidas chegou ao impressionante número de 110 pessoas e com 5 óbitos

Palotina - O número de acidentes de trânsito registrados em Palotina e nas rodovias próximas continuam aumentado e batendo recordes. Segundo informações do Hospital Municipal Quinto Abraão Delazari, nestes dois primeiros meses do ano, o total de vítimas atendidas chegou ao impressionante número de 110 pessoas e com 5 óbitos.
Já a Polícia Militar de Palotina atendeu nestes dois meses a 19 acidentes com vítimas, sendo que a PM só atende acidentes com vítimas.
Um exemplo do grande número de acidentes é essa própria edição do Folha da Terra, que usou duas páginas para noticiais policiais, sendo que oito matérias foram sobre acidentes de trânsito, sem contar os acidentes que aconteceram e não estão sendo publicados pela falta de espaço.
Os acidentes continuam a acontecer praticamente que diariamente e em números elevados. Na última quarta-feira, dia 2, um acidente grave chamou muito a atenção, envolvendo três veículos, uma Saveiro, um Fiat Uno e uma motocicleta.
Nesta semana a reportagem do Folha da Terra manteve contato com algumas autoridades do município para falar sobre o caos em que vive o município, no que tange a acidentes de trânsito.
A promotora de justiça de Palotina, Dra. Cristiane Aparecida Ramos, durante entrevista nesta semana, ressaltou a preocupação permanente e crescente a respeito dos acidentes de trânsito nas rodovias que dão acesso a Palotina e que só neste ano já resultaram em 5 mortes.
Ela ressaltou que “percebemos que 90% dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas, a maioria é desrespeito a preferencial, o pessoal tem preguiça de mudar de marcha, o pessoal tem preguiça de parar, olhar para os dois lados porque sempre pode aparecer uma bicicleta na contramão, então são coisas que o motorista tem que estar atento e aquele que está na direção de uma moto tem que estar mais atento ainda porque a maioria dos acidentes envolve motos, também é problema o excesso de velocidade isso é nítido, basta você sair e andar duas quadras com o seu carro e você já percebe que as pessoas hoje em dia tem muita pressa e adoram falar no celular que é uma coisa também que hoje é causa de acidente porque não adianta, o celular tira a concentração do motorista, isso não dá certo”.
O diretor do Ciretran em Palotina, Ciro Kreutz, chamou atenção para o aumento da população e da frota de veículos. “Existe um número muito elevado de acidentes em relação ao tamanho da nossa frota e ao tamanho da nossa cidade, nós temos as ruas nossas largas e bem sinalizadas, então o que tem ocorrido é o desrespeito, a maioria dos acidentes que acontecem no quadro urbano poderiam ser evitados se a pessoa obedecesse a sinalização, a legislação, tivesse mais consciência daquilo que ele está fazendo atrás de um volante de um veículo, atrás de um guidom de uma moto ou mesmo de bicicleta ou a pé”.
Questionado sobre o que falta para mudar estes números de acidentes, ele afirmou que “o que temos observado é a falta de fiscalização, porque o que se faz na área de educação são muitas campanhas educativas, só que paralelo a campanha educativa precisa haver a parte repressiva que seria a fiscalização, mas como Palotina sempre teve dificuldade no efetivo policial e nós não temos agentes municipais de trânsito, então a fiscalização fica com uma certa deficiência e consequentemente o usuário se conscientiza através da dor do bolso quando ele é multado, então temos observado que quando a Polícia Militar consegue fazer blitz nas nossas ruas, acontece uma série de notificações de trânsito, mas como na maioria dos casos a Polícia Militar não tem condições de fazer uma fiscalização mais efetiva, então o motorista acha que pode tudo, então a presença do agente de trânsito ou do policial militar na rua inibe muito a questão das infrações de trânsito, isso realmente falta para nós e a cidade está crescendo, o movimento está aumentando muito, a frota está aumentando então precisa a médio e longo prazo se pensar numa efetiva fiscalização para que nós consigamos de fato diminuir os índices de acidentes e os índices de imprudência no trânsito”.
O tenente da PM, Anderson Aparecido, afirmou que nesses dois primeiros meses de 2016 em Palotina a Polícia Militar atendeu 19 acidentes com vítima, nesse mesmo período do ano de 2015 e 2014 foram 15 acidentes cada, havendo assim um pequeno acréscimo no começo deste ano. Segundo ele, a grande maioria dos acidentes são causados por falta de atenção, “são raras as pessoas que não são habilitadas, quase todos acidentes as pessoas são habilitadas, então é falta de atenção realmente”, afirmou.
A respeito do trabalho de fiscalização da PM, ele explicou que “nesses últimos três anos nós intensificamos bastante o número de notificações na cidade de Palotina, é um aumento de 52% do número de notificações com referência em 2015 comparado a 2013, houve um acréscimo na fiscalização a Polícia Militar que está fazendo operações diárias com o intuito de fiscalizar cinto de segurança, documentação, pessoas que não saiam embriagadas, não bebam antes de dirigir, estamos fazendo bafômetros, inclusive essa semana com a volta das aulas da universidade estamos focando até no Jardim Dallas essa intensificação na fiscalização de trânsito”.

Fonte: Folha da Terra/Fotos: Celso Becker/Folha da Terra


PUBLICIDADE