" />

Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
05/02/2016 16:17
Projeto Paraná Espanhol é apresentado em Terra Roxa

O encontro realizado na última semana marcou a apresentação do projeto “Paraná Espanhol" para Terra Roxa

Terra Roxa - Na última semana, aconteceu uma reunião na Escola do Trabalho, com a presença do presidente da Paraná Turismo Manoel Jacó Gimennes, representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo Sandra Antônio, secretários e servidores do município.
O encontro foi realizado com objetivo de apresentar o "Projeto Paraná Espanhol" para o Terra Roxa. Durante a reunião, foram discutidos relacionados ao potencial turístico da região, além da explanação sobre a política estadual de turismo desenvolvida pelo Governo Estadual.
PROJETO PARANÁ ESPANHOL
No Século 16, grande parte do território do Paraná pertencia à Espanha, devido ao Tratado de Tordesilhas. Durante a época, a ocupação europeia implantou as reduções Jesuítico-Guaranis (indígenas-cristãs), com o objetivo de explorar a mão de obra e catequizar os nativos, criando cidades espanholas e diversas missões jesuíticas. Essa complexa experiência econômica, social e cultural, se tornou dizimada pelos bandeirantes.
Pouco restou das edificações, instrumentos e artefatos das primeiras missões, fundadas entre 1609 a 1630, na região onde atualmente é o Estado do Paraná, assim como são escassas as iniciativas que retratam a memória desse período da história.
A proposta do Projeto Paraná Espanhol pretende contribuir para mudar esse cenário, criando um novo roteiro cultural e turístico, em ação da Paraná Turismo, em parceria com os municípios.
O projeto irá envolver as cidades de Curitiba (que não teve missão, mas sedia o Museu Paranaense, que tem acervo sobre o período espanhol), Santo Inácio (próximo de onde se situava a Missão de Santo Inácio Mini), Fênix, localização da cidade de Villa Rica del Espiritu Sancto, Guaíra e Terra Roxa, onde se situava a Ciudad Real del Guayrá, Foz do Iguaçu e Maringá (que também não teve missão jesuítica, mas oferece suporte e apoio técnico).
Além de formar um roteiro turístico e cultural, ligando as cidades e lugares onde foram realizados trabalhos de pesquisa arqueológica que identificam vestígios das missões Jesuítico-Guaranis no Paraná, o projeto Paraná Espanhol pretende estimular outras localidades a desenvolverem pesquisas sobre a eventual existência de vestígios e de memória relacionados ao tema.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


PUBLICIDADE