Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
11/02/2016 16:22
Primeira reunião de gestantes do ano aborda informações acerca do parto normal

A primeira reunião de gestantes de 2016, realizada no dia 27 de janeiro, teve como tema principal o parto normal. A reunião foi ministrada pela coordenadora da Atenção Básica Aline Frigati

Maripá - A primeira reunião de gestantes de 2016, realizada no dia 27 de janeiro, teve como tema principal o parto normal. A reunião foi ministrada pela coordenadora da Atenção Básica Aline Frigati que abordou desde as mudanças que ocorrem no corpo da mulher para o parto – nos seios, na pélvis, na região lombar, cólicas, nas articulações, nas pernas, no estômago, na respiração - até o momento do nascimento do bebê.
A gestação tem como objetivo favorecer o desenvolvimento do ser em formação e o seu nascimento. “Em contrapartida, desde a concepção, o embrião ou feto vai desenvolvendo a capacidade de perceber as sensações e sentimentos da mãe”, explica a enfermeira Aline. Segundo ela, também é muito importante identificar as contrações que normalmente ocorrem durante a gestação. “Desde a cólica até as contrações de treinamento, em que a barriga ou uma parte dela fica momentaneamente muito dura por volta da 20ª semana de gestação, para preparar o útero e o corpo para o momento do parto, é essencial que a mãe fique atenta e saiba entender os sinais que o seu corpo emite”, explica.
A enfermeira ainda destacou a existência da Lei 11.108/2005 que alterou a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (lei do SUS). “As parturientes possuem direito garantido à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS”, afirma.
Aline também informou sobre o risco do parto Cesário para o bebê. “O parto cesariano acarreta um maior risco de problemas respiratórios no pós-parto imediato. O Cesário é indicado apenas quando o bebê está na posição errada, de lado ou sentado, quando o bebê é muito grande, em caso de gravidez gemelar, ou nas mães infectadas com doenças que se transmitem durante o parto”, explica.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE