Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
23/01/2016 16:46
Terra Roxa apresenta relatório anual da dengue

A Secretaria de Saúde de Terra Roxa, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, apresentou o relatório anual da Dengue referente a 2015

Terra Roxa - A Secretaria de Saúde de Terra Roxa, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, apresentou o relatório anual da Dengue referente a 2015. Pelo menos 207 casos suspeitos foram notificados e 135 confirmados.
Durante o ano, foram desenvolvidos diversos trabalhos de prevenção e conscientização junto aos munícipes. Entre as atividades feitas, se destacaram as palestras com alunos em escolas, visitas em empresas, passeatas, panfletagens, comunicação visual e sonora, divulgação nos veículos de comunicação e outras.
De acordo com os dados apresentados, 23.150 residências foram vistoriadas no município em 2015, com intuito de combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Além das casas, Terra Roxa também conta com 387 pontos estratégicos que são vistoriados. Os "P.E", como são chamados, são Cemitério Municipal, borracharias, locais que contém sucatas (ex: ferro velho, depósito) e etc. Esses pontos recebem atenção redobrada, devido ao grande risco de proliferação do mosquito, pelo menos duas visitas mensais são feitas pelos agentes.
As visitações feitas pelos Agentes de Endemias foram divididas em cinco ciclos, sendo feito um a cada dois meses. De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de infestação tolerável é 1%. Em Terra Roxa, os dados apresentados pelo índice de infestação predial em 2015, foram os seguintes: 1º ciclo: 3,9% - 2º ciclo: 0,7% - 3º ciclo: 2,2% - 4º ciclo: 0,7% e 5º ciclo: 0,6%

2016

Ainda no primeiro mês do ano, Terra Roxa já registrou 24 notificações de casos suspeitos e constatou um caso confirmado de dengue. Conforme explica o Coordenador de Endemias do município, João Batista, "Os agentes estão visitando as residências, participando de capacitações e intensificando o trabalho de combate. Além disso, estamos discutindo estratégias para serem adotadas, juntamente com a população, através de conscientização".
Sendo um risco eminente para a região oeste do Paraná, a dengue é sempre motivo de preocupação em diversos municípios vizinhos. O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, já preocupa autoridades, com números alarmantes em algumas localidades.
O maior índice de infestação registrado pela 20ª Regional de Saúde é no município de São Pedro do Iguaçu, com 12,5%. Na segunda colocação está Guaíra, com 12%, seguida de Assis Chateaubriand, com 9,5% e Marechal Cândido Rondon, com 6,4%.
Em Terra Roxa, o índice foi de 4,3%. O LIRAa foi realizado em 17 municípios e o único que não registrou infestação do mosquito foi Quatro Pontes.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR/Crédito: Reprodução


PUBLICIDADE