Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
21/01/2016 10:16
Sexta-feira é feriado em Palotina, é Dia de São Vicente Pallotti

Na sexta-feira, dia 22, é feriado municipal em Palotina, dia em que se comemora o Padroeiro do município São Vicente Pallotti

Palotina – Na sexta-feira, dia 22, é feriado municipal em Palotina, dia em que se comemora o Padroeiro do município São Vicente Pallotti. Para comemorar a data a Paróquia São Vicente Pallotti estará celebrando uma Missa especial às 08h30.
Festa do Padroeiro – Mesmo sendo comemorada a data de São Vicente Pallotti no dia 22 de janeiro, a festa do Padroeiro acontece normalmente no mês de maio.

São Vicente Pallotti nasceu em 21 de abril de 1795 em Roma, e também faleceu em Roma, em 22 de janeiro de 1850, foi ele que fundou a Congregação dos Pares Palotinos São Vicente Pallotti Apostolado Católico e por isso os padre Palotinos estão presentes nos cinco continentes em 46 países, chegando no Brasil em 1886, dia 4 de julho em Vale Veneto, Rio Grande do Sul e a partir disso os Palotinos foram se espalhando pelo Brasil a fora e no início da década de 50 iniciou a migração para Palotina, os padres Palotinos estiveram presentes e por isso vem o nome da cidade em homenagem a São Vicente Pallotti e por isso também que é padroeiro do município.

Quem foi São Vicente Pallotti
Vicente Pallotti nasceu em Roma, no dia 21 de abril de 1795, de uma família de classe média. Desde pequeno, distinguiu-se pela piedade, que aprendeu principalmente com a mãe. Recebeu a ordenação sacerdotal em 16 de maio de 1818, com 23 anos de idade. “Peço a Deus que faça de mim um trabalhador incansável”, escreveu naquele dia.
À sua atividade sacerdotal e apostólica Rima ofereceu um campo vasto e fecundo. As suas solicitudes pastorais abarcam todo o ambiente da vida eclesial: sabe abrir-se aos pobres e aos desprezados, aos doentes e marginalizados; é o homem solícito dos soldados nos quartéis, dos operários, dos estudantes e dos encarcerados; é confessor incansável; faz conferências às religiosas e prega missões nas paróquias; organiza a formação cristã da juventude, dos adultos e do clero; abre e ajuda orfanatos, difunde a boa imprensa, encoraja as missões, torna-se sensível aos problemas do Oriente cristão; dá início à celebração do Oitavário da Epifania como testemunho da unidade e da universalidade da Igreja.
Morreu no dia 22 de janeiro de 1850 em Roma, em San Salvatore in Onda. Em 22 de janeiro de 1950, Pio XII proclama-o bem-aventurado. No dia 20 de janeiro de 1963, é canonizado por João XXIII, que diz do Santo: “São Vicente Pallotti é uma das mais eminentes figura de atividade apostólica do século XIX. Não se satisfez com o ministério ordinário. Idealizou novos meios para fazer conhecer e amar a Deus” (ACTA SAC V, 367).

Oração a São Vicente Pallotti
Ó glorioso São Vicente Pallotti, é vosso mérito ter deixado à Igreja a obra da União do Apostolado Católico e ter convocado todos os fiéis, a fim de reunir-se em torno da hierarquia para cooperar eficazmente na defesa e na difusão da fé e da caridade em todo mundo. Impedidos pelo vosso zelo, atraídos pelos vossos luminosos exemplos e guiados pelas vossas sábias diretivas apostólicas, as fileiras do laicato católico vos seguirão generosamente numa admirável e fecunda floração de obras por vós suscitadas, da defesa da fé, da Igreja e do Papa, dando assim vida ao apostolado laical dos nossos dias, ao qual vós apontastes as metas luminosas e merecestes, por isso, ser proclamado pelos sumos pontífices Precursor e Colaborador da Ação Católica. Confiantes na vossa proteção, a vós recorremos: abençoai e inflamai, com vosso espírito e com vossos ideais, as fileiras do laicato e do apostolado católico; infundi neles o espírito apostólico a serviço da Igreja, guia-os na aquisição da santidade, tornai-os instrumentos eficazes nas mãos de Jesus, Apóstolo do Pai Eterno, a fim de que sobre a terra Deus seja glorificado, o pecado seja destruído e todas as almas se salvem. Assim seja.

 

Fonte: Folha da Terra/Fotos: Arquivo/Folha da Terra


PUBLICIDADE