Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
19/01/2016 23:41
Secretaria de Saúde enaltece o trabalho do farmacêutico

O município de Palotina conta com 9 (nove) farmacêuticas que prestam seus serviços na Farmácia Central, Unidades de Saúde, Hospital Municipal, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e parte administrativa da Secretaria Municipal de Saúde

Palotina - No dia 20 de janeiro, comemora-se o Dia do Farmacêutico, mas ainda há muito a se fazer no que diz respeito à conscientização e educação da população em relação ao uso correto de medicamentos, aos perigos da automedicação e ao armazenamento seguro destas substâncias, pois os medicamentos são os principais agentes tóxicos que causam intoxicações em seres humanos no Brasil, segundo estatísticas do SINITOX (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), sendo que os benzodiazepínicos (faixas preta), antigripais, antidepressivos, anti-inflamatórios são as classes de medicamentos que mais causam intoxicações em nosso País.
A região oeste do Paraná também traz dados expressivos, de 2014 até o início de novembro de 2015 a ação de agentes químicos intoxicou 2.198, sendo que a maior parte dos casos tem relação ao uso indevido de medicamentos. Somente por este motivo foram atendidos 1.136 pacientes, o que representa 51% das ocorrências. A fronteira da região Oeste com o Paraguai aumenta os riscos de intoxicação por substâncias para emagrecimento, produtos que são comercializados de forma clandestina. Sem prescrição médica, as pessoas insistem em comprá-los e sofrem pelos resultados contrários à saúde.
Na cidade de Palotina, segunda dados obtidos na Vigilância em Saúde, no ano de 2015, ocorreram 19 (dezenove) casos de intoxicação por medicamentos, sendo que 16 (dezesseis) eram do sexo feminino. O maior índice foi entre crianças de 1 a 4 anos de idade. Os sintomas de intoxicação por medicamentos mais comuns são: vômito, dores abdominais intensas, dificuldade para respirar, suor excessivo, perda da consciência e diarreia. Na presença desses sintomas deve-se procurar os serviços de saúde (Postos de Saúde e Hospital Municipal) para os procedimentos corretos.
Para prevenir esses acidentes, guarde sempre os medicamentos em local seguro e longe do alcance de crianças, não compre medicamentos de procedência duvidosa e não se automedique, proteja sua vida e de quem você ama!
O município de Palotina conta com 9 (nove) farmacêuticas que prestam seus serviços na Farmácia Central, Unidades de Saúde, Hospital Municipal, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e parte administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. O farmacêutico é o profissional do medicamento, que conhece todo o seu processo. Converse sempre com ele, tire suas dúvidas e use o medicamento de forma segura e consciente. Isso contribui para o sucesso do tratamento.

Fonte: Secretaria de Saúde


PUBLICIDADE