Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
30/01/2016 12:03
CONSAMU comemora dois anos salvando vidas

Há dois anos foi iniciado um serviço de extrema importância para a região Oeste do Paraná. As operações aeromédicas do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste/PR) começaram a ser realizadas no dia 22 de janeiro de 2014, abrangendo 43 municípios consorciados

Há dois anos foi iniciado um serviço de extrema importância para a região Oeste do Paraná. As operações aeromédicas do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste/PR) começaram a ser realizadas no dia 22 de janeiro de 2014, abrangendo 43 municípios consorciados.
Desde o início dos atendimentos, muitas vidas já foram salvas pelas equipes médicas que atuam no Consamu e contam com a agilidade do transporte aéreo, através de helicóptero e ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O Diretor Técnico e Médico do Consamu, Dr. Rodrigo Nicácio, comemora os dois anos de atuação, ressaltando a importância do trabalho realizado em equipe. Nicácio agradece "aos pilotos, mecânicos, enfermeiros, médicos e toda a central de regulação, além das equipes de solo, que nos ajudam diariamente e viabilizam os voos com agilidade e segurança".
NO AR
A transferência aérea é utilizada em atendimento inter-hospitalar (de hospital para hospital) em casos emergenciais com necessidade de remoção. Com mais agilidade, a operação diminui bastante o tempo de resposta aos atendimentos. O helicóptero possui os mesmos equipamentos de uma UTI móvel e conta com piloto, médico e enfermeiro.
O oeste paranaense é a primeira região de interior do Brasil a contar com esse serviço, sendo disponibilizada uma aeronave pelo Estado, que é utilizada exclusivamente para operações exclusivas de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).
A eficiência e agilidade do serviço são essenciais para salvar vidas. O atendimento muitas vezes garante o sucesso de procedimentos médicos, que devido à gravidade, devem ser feitos rapidamente.
NÚMEROS
Os números evidenciam a importância do serviço para os municípios. Desde o início das operações, já foram sido realizados 580 atendimentos na região. Somente em Terra Roxa, 16 transferências aéreas de pacientes já foram feitas. Na semana passada, por exemplo, a equipe do Consamu transferiu dois pacientes para Toledo e Cascavel, em aproximadamente uma hora.
Os dois anos de atendimento do Consamu podem ser resumidos em 127.094 casos de atendimento, em uma área de abrangência com mais de 9 milhões de habitantes. Os números incluem operações médicas realizadas pelo Samu, através do telefone 192.
DIFICULDADES
O Consamu enfrentou dificuldades financeiras que ameaçaram a sobrevivência do serviço, devido à falta de repasses do Governo Federal e Estadual para manutenção dos atendimentos. As prefeituras consorciadas assumiram parte dos gastos para garantir a continuidade do consórcio.
Os 43 municípios consorciados pagam 65% do valor total de manutenção do atendimento. No entanto, pela regra, cada cidade deveria pagar no máximo 25% do valor, sendo responsabilidade do Governo Federal arcar com 50% dos custos e 25% do Governo Estadual.
Com o aporte dos municípios, a tendência é de que a situação do Consamu se estabilize e os profissionais continuem salvando vidas, através desse serviço de grande importância para a região.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


PUBLICIDADE