Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
28/01/2016 09:38
Casos suspeitos de dengue crescem dia a dia e preocupam setor de saúde de Palotina

Palotina - Nesta semana foi divulgado o primeiro LIRAa - Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti de 2016, apontando dados preocupantes com relação ao mosquito transmissor da Dengue no município de Palotina, sendo que o índice de infestação ficou em 5,2%, um número muito elevado, pois o preconizado pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%. O levantamento foi realizado de 4 a 7 de janeiro e mostrou que os principais criadouros do mosquito estão em lonas mal armazenadas, pratos e vasos de plantas, sacos plásticos e bebedouros de animais.
Em Palotina 462 casos foram confirmados e centenas de casos suspeito estão a espera dos resultados, sendo que praticamente em todos os bairros da cidade focos do mosquito foram encontrados, mas os bairros que mais preocupam, que estão com maior infestação são, o Pôr do Sol, Santa Terezinha, Pioneiro e Osvaldo Cruz.
Casos suspeitos – Segundo informações do Departamento de Endemias, só de 1º a 12 de janeiro 20 novos casos suspeitos de dengue foram diagnosticados e todos os dias novos casos suspeitos estão aparecendo.
Trabalho a campo – Neste início de ano, com o alto índice de infestação do Aedes aegypti (5,2%), os trabalhos serão intensificados no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
A chuva tem sido o maior aliado do mosquito, dificultando muito o trabalho de campo dos Agentes de Endemias. Enquanto a população não se conscientizar que deve fazer sua parte, o problema vai continuar e até mesmo piorar.
Cuide do seu quintal, não espere o Agente de Endemias visitar seu imóvel para eliminar a água parada ou até mesmo focos de larvas. Nosso município conta hoje com 16 Agentes de Endemias a campo, para visitar 12.858 imóveis na área urbana. Isto quer dizer que em média ele vai fazer uma visita no seu imóvel a cada 2 meses. No restante do tempo é VOCÊ que precisa cuidar do seu quintal.
Para ajudar no trabalho de campo, eliminação de criadouros e orientar a população, serão contratados temporariamente mais dez agentes de endemias com recursos do Governo Estadual através do Programa Vigiasus, resolução nº 600/2015, sendo disponibilizado ao Município de Palotina o valor de R$ 52.242,98, além da contratação dos dez agentes de endemias o valor será utilizado para material educativo, informativo e material de expediente. A Secretaria de Saúde Municipal irá capacitar os agentes comunitárias de saúde para unir forças aos Agentes de Endemias no que tange à conscientização da população e na localização dos focos conforme preconiza a portaria n º 2121/2015 do Ministério da Saúde.
Previsto também o lançamento da campanha “Livre da Dengue” que será lançado nas escolas com o início do ano letivo.
Zica Vírus – Segundo informações o município de Palotina existe um caso suspeito de Zica Vírus, mas que não está confirmado, está sendo examinado. Isso preocupa ainda mais, não somente ao setor de saúde, mas sim toda a comunidade, que deve colaborar, fazendo a sua parte, eliminando os possíveis criadouros dos mosquitos.
Lixo – A falta de consciência da população pode ser constatada em Palotina, pessoas sem responsabilidade e que não se preocupam nenhum pouco com a situação da dengue continuam a jogar lixo em lugares impróprios, nesta semana nossa reportagem fotografou lixo jogando em frente a subestação da Copel.
Balanço das atividades no ano de 2015:
Total imóveis visitados - 79.593
Total de depósitos tratados - 7.551
Total de depósitos eliminados - 121.230
Total geral de larvicida utilizado - 13.575 kg
Bloqueio de casos - 206
Nº de focos encontrados nos bloqueios - 827
Notificações de casos suspeitos - 1.028
Casos confirmados ano de 2015 – 462.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Palotina


PUBLICIDADE