Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
05/01/2016 23:37
2015 positivo para UFPR, diz diretor Elisandro Frigo

O ano de 2015 foi marcado por grandes conquistas para o Setor da Universidade Federal do Paraná Setor Palotina, como afirmou do diretor Elisandro Frigo

Palotina - O ano de 2015 foi marcado por grandes conquistas para o Setor da Universidade Federal do Paraná Setor Palotina, como afirmou do diretor Elisandro Frigo. Inaugurações, novos cursos, novas contratações de professores e vários projetos para o futuro mostram um novo horizonte para a UFPR em Palotina.
“Tivemos um ano bastante positivo, pois conseguimos concretizar as nossas obras e a expansão. Claro que com grandes dificuldades. O País está passado por algumas situações incomodas, tanto na economia como na política, mas ainda assim, o nosso Setor junto com respaldo da comunidade da nossa região, conseguiu dar um grande avanço. Concluímos algumas obras e os nossos cursos se fortaleceram. Não só a universidade, mas o município de Palotina, a região oeste Paranaense e o Paraná como um todo deram uma lição para o nosso Brasil, mostrando que é possível, mesmo nas épocas mais difíceis, com escassez de recursos, com trabalho, dignidade e com honestidade fazer um grande trabalho”, disse Elisandro ao afirmar que espera que 2016 seja um ano de novos avanços. “Esperamos para o ano que vem, mesmo com todas as dificuldades, que a Universidade Federal continue avançando, afinal de contas educação é um direito de todos. Aliás, eu acho que educação e saúde deveriam ser o lema de qualquer governo. É isso que transforma e desenvolve uma região”, destaca.
Respaldo - Para o diretor o Setor Palotina tem tido respaldo por parte da administração da UFPR. “A expansão da UFPR para o interior, vindo para Palotina, foi um marco. Eu acho que não havia lugar melhor para ser escolhido. Hoje o Setor Palotina é um case de sucesso, sendo modelo para todo Brasil quando o assunto é expansão. Isso nos deixa muito engrandecidos. A expansão funcionou aqui porque esta região gosta e quer que seus filhos tenha uma educação de qualidade e isso fez com que a UFPR crescesse cada dia mais, sempre contando com respaldo da administração da universidade, com apoio principalmente da reitoria na pessoa do reitor Zaki Akel Sobrinho”, observa.
Por outro lado, Elisandro lembra que a presença da universidade tem contribuído para impulsionar a economia. “O investimento de imóveis em Palotina triplicou em volta da universidade. Sabemos da necessidade de novos imóveis. Mas não é só isso. Os nossos acadêmicos e professores que chegam para morar também vão consumir no município”, acrescenta ao informar que 15 novos professores chegarão a Palotina em janeiro e posteriormente outros 20 técnicos. Cerca de 700 novos acadêmicos passarão a residir no município para ingressar nos oito cursos mantidos na instituição. “Considero que Palotina é uma cidade universitária. Poucas cidades do Brasil com o número de habitantes de Palotina tem duas universidades: a Uespar com a sua qualidade, investimento próprio do município e a Universidade Federal do Paraná. A educação, a agroindústria e a agricultura mantém a nossa economia aquecida. A crise chegou, mas com menos força em Palotina justamente pelo potencial do município”, comenta.

Fonte: Folha da Terra/Foto: Arquivo/Folha da Terra


PUBLICIDADE