Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
15/12/2015 15:42
Terra Roxa realiza Dia “D” Contra a Dengue

Em Terra Roxa, a Secretaria de Saúde realizou ações de educação em saúde, que aconteceram nos postos de saúde PSF (Programa de Saúde da Família). Além disso, os agentes de endemias visitaram residências, levando informações e distribuindo panfletos à população durante todo o dia

Terra Roxa - Dados apresentados pela 20ª Regional de Saúde Toledo indicam que Terra Roxa ocupa a última colocação no ranking que aponta o índice de infestação da dengue, nos municípios de abrangência do oeste, com índice de 0,6%.
No entanto, os trabalhos de prevenção continuam e todos cuidados devem ser tomados, uma vez que Guaíra, município vizinho, lidera a lista de infestação, com 8,7%, seguido de Palotina que tem 8,7%, Marechal Cândido Rondon com 3,6%, Assis Chateaubriand com 2,6% e Toledo que possui 1,9% de infestação.
Na quarta-feira, dia 9, o estado do Paraná organizou, em parceria com os municípios, uma grande mobilização para convocar a sociedade a também entrar na luta contra o mosquito. A data foi escolhida por causa do Dia de Ação Contra a Dengue, lembrada todo dia 9 de cada mês.
Em Terra Roxa, a Secretaria de Saúde realizou ações de educação em saúde, que aconteceram nos postos de saúde PSF (Programa de Saúde da Família). Além disso, os agentes de endemias visitaram residências, levando informações e distribuindo panfletos à população durante todo o dia.
As atividades também foram desenvolvidas em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, que fizeram visitas às gestantes nas residências e nas empresas locais de confecção.
Já ontem, dia 10, aconteceu uma Pedalada Contra a Dengue, que foi iniciada em frente à Igreja Matriz. O coordenador de epidemiologia do município, João Batista da Silva, convocou toda população para contribuir com os trabalhos de prevenção.
A chegada do verão e das altas temperaturas reforça ainda mais a necessidade de se intensificar as ações de combate ao mosquito, visto que o clima quente favorece a proliferação do inseto.
Considerando o alto risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti nesta época do ano, as atividades para combater a Dengue serão realizadas durante todo o mês, com visita dos Agentes de Endemias à igrejas e entidades, levando orientações sobre a doença.
A importância do controle do Aedes aegypti não se limita apenas à dengue. O mosquito também é responsável pela transmissão da febre chikungunya e da zika, uma nova doença relacionada ao surto de microcefalia no país.
Um estudo feito pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA) divulgado na semana passada revela que, atualmente, 295 municípios registram a presença do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O que mais preocupa é que 110 cidades estão em estado de alerta de infestação e outras 21 têm alto risco de epidemia.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


PUBLICIDADE