Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
03/12/2015 20:38
Cooperativismo Paranaense – Respeitar quem produz

O deputado estadual Elio Rusch participou do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses 2015, esta manhã (3), no Teatro Positivo

O deputado estadual Elio Rusch participou do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses 2015, esta manhã (3), no Teatro Positivo. Com a presença do Governador Beto Richa, três secretários de estado e quase 2.000 cooperativistas inscritos, a versão 2015 do encontro das cooperativas, organizado pelo Sistema Ocepar, teve ares de comemoração, graças aos resultados conquistados pelos diversos segmentos cooperados em 2015 à despeito dos dados econômicos preocupantes no cenário nacional.

Rusch discursou para uma atenta plateia, reforçando a importância da segurança jurídica para garantir a propriedade, bem como do indispensável respeito a cada produtor – momento em que foi interrompido por aplausos – aos quais o Paraná deve 30% do seu PIB, e um dos fatores primordiais que proporcionaram ao estado subir para a 4ª posição na economia nacional. “São vocês que produzem, transportam, beneficiam, transformam e colocam nas nossas mesas o alimento diário. Vocês merecem todo o respeito das autoridades governamentais. Eu tiro o meu chapéu para vocês, produtores e cooperativistas”, exaltou o parlamentar.

Segundo dados do Sistema Ocepar, o faturamento das sociedades cooperativas cresceu 13% com relação a 2014, alcançando os R$ 56,5 bilhões. Hoje no Paraná são mais de 1.300.000 cooperados, responsáveis por mais de 82 mil empregos diretos e pela geração de 2,6 milhões de postos de trabalho nas cooperativas do sistema, presentes em mais de 100 municípios. Cerca de 30% da população paranaense depende diretamente das ações do cooperativismo no Paraná. A participação das cooperativas no PIB agropecuário do estado é de 56%, sendo impossível conceber a agropecuária paranaense sem a força das cooperativas. Na saúde, são mais de 2,5 milhões de cidadãos atendidos por mais de 14 mil médicos e dentistas congregados em 33 cooperativas.

Para João Paulo Koslowski, Presidente do Sistema Ocepar, mesmo diante do cenário econômico atual, não há desânimo. “O setor continuará trabalhando fortemente para melhorar sua eficiência e eficácia, para superar qualquer obstáculo e fazer do Paraná um estado melhor, mais solidário e cooperativo.

Estiveram presentes o deputado federal Osmar Serraglio, o Secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski; os diretores do BRDE, ex-deputado Wilson Quinteiro e ex-governador Orlando Pessuti; o Presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o Presidente da FIEP, Edson Campagnolo e o Presidente da Fecomércio, Darci Piana, entre inúmeras autoridades.

Fonte: Assessoria deputado Elio Rusch


PUBLICIDADE