Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
27/12/2015 19:28
CARTA não fechará e graduados auxiliarão na busca de recursos

Após o anúncio, uma mobilização social fez com que a situação fosse revista e após uma reunião nesta semana, a diretoria decidiu manter os trabalhos com apoio da comunidade e de pessoas que já foram tratadas no CARTA

Palotina – A diretoria do CARTA - Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômanos e Alcoolistas, que está a cerca de 28 anos atuando em Palotina e atendendo dependentes químicos de várias localidades, anunciou dias atrás que iria encerrar os trabalhos em função da falta de recursos necessários para manutenção da instituição. A instituição está com apenas 3 internos, sendo que tem capacidade para cerca de 15.
Porém, após o anúncio, uma mobilização social fez com que a situação fosse revista e após uma reunião nesta semana, a diretoria decidiu manter os trabalhos com apoio da comunidade e de pessoas que já foram tratadas no CARTA.
O presidente da instituição Luiz Migueli informou que “houve uma mobilização do pessoal, da sociedade, de ex-internos que passaram pela casa e os graduados fizeram uma comitiva, um manifesto de apoio ao Carta, apoio financeiro e apoio também para enviar novos internos para a casa poder funcionar”.
Ele explicou ainda que “é cobrado uma ajuda de custo da família, só que nem todo mundo pode pagar, o valor é o salário mínimo, mas a maioria quando chega para ser internado já quebrou a família inteira, não só o interno está quebrado, mas a família toda está quebrada, então dificilmente a gente consegue que eles paguem, que eles consigam colaborar com a instituição e aí a gente tem que angariar fundos na sociedade, vários setores para poder conseguir”.
A respeito de apoio e ajuda do poder público, ele afirmou que “no ano de 2015 nós tivemos uma colaboração da prefeitura, mas é pouca coisa, não é suficiente, precisa ser mais”.
Ao longo da história, o CARTA tem excelentes histórias de recuperação de várias pessoas. Ele disse ainda que “essa semana tivemos a última graduação do ano, nós tivemos um rapaz de Foz do Iguaçu que completou o tratamento, tivemos entre 30 e 40 ex-internos, graduados que compareceram para prestigiar o evento”.

Fonte: Folha da Terra/Fotos: Augustinho Fossá/Portal Palotina


PUBLICIDADE