Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
13/11/2015 22:28
Dia Mundial das vítimas de trânsito – 15 de novembro é o seu dia!!!

Artigo desenvolvido pela promotora de justiça de Palotina, Dra. Cristiane Aparecida Ramos, sobre as vítimas de trânsito

A convite da Secretaria Municipal de Saúde e da direção do Hospital Municipal, fui convidada a escrever umas palavras lembrando do dia Municipal das Vítimas de Trânsito.
Criado em 1993 no Reino Unido pela RoadPeace, e, em 2005 designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o terceiro domingo do mês de novembro é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.
No Brasil, as ações nesse dia iniciaram em 2007, a ONG Trânsito Amigo é responsável por trazer esse evento para o Brasil.
De lá para cá diversos eventos foram realizados a cada ano para lembrar desta data. E este ano chegou a nossa vez!!! Os cidadãos palotinenses ao circularem pelas ruas centrais da cidade poderão presenciar as homenagens e mensagens relacionadas a este dia.
Porque discorrer sobre esse tema?
Esta é uma resposta bem óbvia diante da realidade vivenciada em nossa cidade. Todos os dias nossa imprensa noticia a ocorrência de acidentes. Somente no dia 10 de novembro, entre às 18h00 e às 19h00, ocorreram dois acidentes de trânsito no centro da cidade, imediações da Praça Central Amadeo Piovesan, em menos de uma hora e menos de 50 metros de distância um do outro. Isso é um absurdo, e o pior, ocorre praticamente todos os dias.
No entanto, muito se notícia da ocorrência do acidente, mas passada esta notícia ninguém se lembra das vítimas, muito menos de como passou a ser a vida de sua família após o acidente.
Visando lembrar desta triste realidade é que resolvemos comemorar esta dada.
No Paraná morreram, em 2014, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), 3.034 pessoas vítimas de acidentes terrestres sendo que 57,4 % desses óbitos foram de pessoas entre 20 a 49 anos.
São jovens tendo sua vida abreviada em razão do trânsito e da pressa que existe em nossa mente, com isso perdem os familiares e perde a sociedade, que está perdendo sua população economicamente ativa em acidentes de trânsito.
Sobre o tema, depoimentos dizem mais do que qualquer texto, por isso separei frases de pessoas que tiveram seus familiares mortos em razão de acidentes:
“Meu marido era um médico muito talentoso e estava no início da carreira. Minha mãe, que também faleceu, tinha planos de se aposentar com meu pai na praia, viajar com a família. Eu também carrego cicatrizes físicas, resultado de ter 30% do meu corpo queimado. Saudade é pouco para expressar, eu sinto um vazio permanente, uma dor que preciso aprender a conviver todos os dias”, diz mulher que perdeu a mãe e o irmão.
“Ela estava perto de concluir o ensino médio, se preparando para o vestibular. Não só os sonhos dela foram interrompidos, como os de todos nós. Todos os pais esperam ver seus filhos alcançarem a plenitude, no estudo, trabalho, casamento e filhos. Agora ficaram apenas lembranças, tristeza e frustrações!! Diz pai que teve a filha atropelada aos 16 anos.
Não falemos somente daqueles que perdem a vida, mas também das muitas pessoas que perdem sua capacidade para o trabalho, outras perdem a mobilidade para a vida.
Com isso um acidente gera sofrimento à vítima, aos seus familiares, e vai chegar a um ponto em que estaremos diante de uma sociedade doente por causa da pressa, da imprudência, da falta de cuidado.
Segundo o portal oficial sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito – http://worlddayofremembrance.org/ – as seis maiores causas de mortes na violência viária são:
•Excesso de velocidade
•Mistura entre bebidas alcoólicas e direção
•Falta de cinto de segurança
•Falta de equipamento de segurança para as crianças, como a cadeirinha e o assento de elevação
•Falta do capacete aos usuários de motocicleta
•Uso do celular
Se você não quer ser vítima e vivenciar a realidade descrita nos depoimentos acima, pense, e faça.
Diminua a velocidade.
Se beber não dirija.
Use sempre o cinto de segurança.
Crianças sempre no banco traseiro e nos assentos se segurança (cadeirinha).
Use sempre o capacete devidamente encaixado na cabeça, ele não é enfeite.
Estacione o carro se for falar no celular.
Tudo serve pra salvar vidas e não para evitar multa.
Mude de postura, altere a realidade, lute pelos seus sonhos pense em quantos sonhos as pessoas que morreram jovens deixaram para trás, pense na família destas pessoas que também não puderam ver os sonhos familiares realizados.
Não devemos lembrar desse dia como um dia de morte e sim como um dia pela vida, um dia de esperança. A ocasião serve para uma reflexão, um momento para conversar e mudar de conduta.
Neste dia 15 de novembro, pense, reflita, relembre de familiares que tiveram sua vida abreviada em razão de acidentes de trânsito.
Então, não seja você a próxima vítima e nem faça a próxima vítima.

Cristiane Aparecida Ramos
Promotora de Justiça/MPPR

Fonte: Cristiane Aparecida Ramos Promotora de Justiça/MPPR/Foto: Folha da Terra


PUBLICIDADE