Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
09/10/2015 11:00
Relatório inicial sobre o Agroglifo de Prudentópolis

O agroglifo surgiu da noite de segunda-feira (05) para terça-feira (06) na Chácara Santini, bem à beira da estrada que liga a BR-277 a Prudentópolis, e a não mais do que 1 km da cidade, de onde pode ser visto com clareza

O agroglifo surgiu da noite de segunda-feira (05) para terça-feira (06) na Chácara Santini, bem à beira da estrada que liga a BR-277 a Prudentópolis, e a não mais do que 1 km da cidade, de onde pode ser visto com clareza. Portanto, seria literalmente impossível alguém ou um grupo de pessoas fazer a figura sem ser visto. Mas esta não é a única razão para a imagem ser dada como autêntica, como se verá. O agroglifo estava em uma plantação de trigo ainda verde e muito viçosa, nesta fase impropria para colheita.

A figura foi descoberta na tarde de terça-feira (06) e filmada naquela mesma noite, mas sem clareza. Na manhã seguinte, quarta-feira (07), foi filmada novamente por Tito Santini, um dos proprietários da localidade, que enviou fotos e vídeos à Rede RPC, levando ao conhecimento do fato à Revista UFO. Ele próprio ficou impressionado em ter visto aquilo na chácara, que está com sua há décadas. Disse que ali nunca ocorreu nada de anormal.

A Revista UFO recebeu as imagens às 13h00 de ontem, quarta-feira (07) e às 14h00 eu já estava na estrada, chegando a Prudentópolis às 16h00. Lá constatei que a figura tem exatamente os mesmos padrões de todas as que examinei antes, tanto no Brasil, em Santa Catarina, de 2008 a 2014, quanto na Inglaterra. Mas o seu formato não podia ser visto a partir do solo, por ser muito grande.

IMAGENS AÉREAS DE ALTA RESOLUÇÃO

Com a ajuda do drone pilotado por Cauê Quadros, contratado pela Novelo Filmes para um documentário sobre agroglifo para o History Channel para o qual a Revista UFO é parceira, sobrevoamos detidamente a imensa figura. A partir de 150 metros de altura já se podia ver seu majestoso formato e suas enormes medidas. Foi uma grande surpresa. O drone esteve ativo por mais de uma hora e registrou as imagens de vários ângulos.

Enquanto o drone sobrevoava o agroglifo e capturava imagens em alta resolução, que corroboram sua legitimidade, eu e o grupo de estudiosos Rama, de Guarapuava, que ali compareceu, fazíamos as medidas dos elementos da gigantesca figura. Entre os rapazes, João Gabriel de Oliveira providenciou um croqui inicial, que depois foi usado como base para a elaboração do croqui oficial, pelo perito criminal e conselheiro especial da Revista UFO Inajar Antonio Kurowski.

A figura contém dois anéis de diferentes tamanhos, mas com cerca de 50 metros cada, que se interseccionam em cerca de 35% de sua área, dentro de qual espaço há um círculo central de 20 metros de diâmetro. Tanto os anéis quanto o círculo têm as plantas dobradas, mas não quebradas, em sentido anti-horário, o que se verifica também em 4 círculos menores, mas de tamanhos diferentes, encontrados a leste, na extremidade do além à direita. Seus tamanhos aumentam gradativamente, o que é algo interessante.

SEM MUITO DANO À FIGURA

Havia chovido um pouco em dias anteriores, o que fez que parte do trigo dobrado, pelo solo molhado, tendesse a voltar à posição normal, mas isso se verificou com a minoria das plantas. Não foi notado danos extensivos à lavoura e ao agroglifo por pisoteio de curiosos até o final da tarde de quarta-feira (07), o que deve ocorrer a partir de hoje. Os interessados já formavam uma pequena multidão no final da tarde de ontem, quarta-feira.

Assim como não se encontrou sinais de passos ou pegadas de eventuais perpetradores de uma suposta farsa, cuja ausência, assim verificada, igualmente contribui para a autenticidade da figura. Também deve ser notado que a plantação, naturalmente, é entrecortada por rastros de pneus de trator usado para fumigação da lavoura. Isso é absolutamente comum em cenários de agroglifos.

Digno de nota é que várias testemunhas relataram terem visto luzes sobre a propriedade tanto da noite de segunda-feira (05) para terça-feira (06), quanto por volta de 22h30 de terça-feira. Seus depoimentos estão nos arquivos da Revista UFO. Pessoas também relataram que faltou energia elétrica em toda a cidade no meio da madrugada que precedeu terça-feira. Não se sabe se estes fatos estão interligados ao agroglifo.

CONCLUSÃO

Nos próximos dias tratarei tanto da novidade de termos um agroglifo no Paraná, em vez de Santa Catarina, como habitualmente ocorre desde 2008, com acompanhamento da Revista UFO, quanto de seu forma, interpretação e conclusões.

CRÉDITO DAS IMAGENS:

As fotos terrestres são de propriedade da Revista UFO. Reprodução amplamente permitida em todos os casos em que se cite a fonte.

As fotos aéreas foram cedidas pela produtora Novelo Filmes, que está produzindo um documentário sobre o fenômeno no Brasil. É proibida qualquer tipo de reprodução das imagens sem autorização. Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998. © Novelo Filmes - Todos os direitos reservados.

Fonte: A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO


PUBLICIDADE