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02/10/2015 15:52
Projeto Justiça na Escola envolve crianças da rede pública de ensino

Dividido em cinco etapas, o projeto foi iniciado em Terra Roxa com organização, motivação e multiplicação, envolvendo reuniões com equipes pedagógicas para apresentação do programa

Terra Roxa - Com objetivo de desenvolver a formação de agentes multiplicadores, possibilitando pesquisas, leituras, análises e reflexões sobre os deveres do cidadão, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo o Projeto "Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola", que visa a conscientização sobre os direitos e formas de exercê-lo.
O estado do Paraná é pioneiro na iniciativa, assim como o Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que também são referências no desenvolvimento do Programa, que é desenvolvido nacionalmente através da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Desde 1993, o programa tem ampliado o esclarecimento a população, a partir de crianças, sobre questões de Cidadania e Justiça.
Dividido em cinco etapas, o projeto foi iniciado em Terra Roxa com organização, motivação e multiplicação, envolvendo reuniões com equipes pedagógicas para apresentação do programa. Na segunda etapa, os alunos participaram de visitas ao Fórum e receberam palestras sobre temas relacionados a Justiça, com Promotor de Justiça e Juiz de Direito da Comarca local.
Na sequência do projeto, os alunos prepararam atividades e desenvolveram na prática uma apresentação relacionada ao tema. Foi realizado na noite de quarta-feira (30), um julgamento simulado no Fórum de Terra Roxa, com alunos sendo protagonistas do Júri Mirim. O Juiz de Direito Dr. Christian Reny Gonçalves participou do evento e parabenizou os alunos pelo interesse demonstrado durante o desenvolvimento do projeto.
Ainda estão previstas duas etapas no cronograma das atividades, sendo uma festa de encerramento, com premiação dos melhores relatórios redigidos por alunos. Para encerrar as ações do projeto neste ano, será realizada uma reunião de avaliação com todos os participantes, visando a organização do programa para o ano seguinte.
Nesta edição, o projeto foi desenvolvido com os alunos do 5º Ano da Escola Municipal Presidente Kennedy, coordenados pela professora Josiane Schuck. Para a Diretora Brigida Maria Ferrari, a iniciativa é de grande importância no processo de aprendizado dos alunos. Ela conta que quando o programa foi lançado existiram algumas dificuldades, no entanto, com a dedicação dos envolvidos, foi possível realizar um ótimo trabalho, com expectativas superadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


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