Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
23/10/2015 16:55
Forma de manejo na produção de pescado tem tornado Maripá destaque nacional

Só em 2015, aproximadamente, 12 grupos visitaram Maripá com a finalidade de conhecer a forma de manejo dos piscicultores maripaenses

Maripá - O potencial maripaense na produção de peixes tem tido notoriedade em todo o país. Prova disso são os vários grupos de técnicos, produtores, acadêmicos e lideranças do ramo que realizam visitas técnicas no município para capacitação de pessoal, tendo Maripá como um exemplo na boa prática do manejo do pescado.
No dia 24 de setembro, o município recebeu cerca de 60 jovens e lideranças da região de Umuarama e Cianorte, num total de nove municípios representados. A visita aconteceu por meio de parceria entre Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais com apoio do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e do município de Maripá.
Em 1º de outubro, 25 pessoas entre produtores, empresários, lideranças e técnicos do Mato Grosso estiveram durante três dias na região, acompanhados pelo engenheiro de Pesca Rui Trombeta. A visita foi possível devido à parceria entre Emater e Sebrae com apoio de Maripá. No dia 8 de outubro, por meio da mesma parceria, 18 pessoas da Paraíba estiveram no município em busca de capacitação, visitando propriedades de piscicultores locais, frigoríficos da região e indústrias de equipamentos para o setor.
Só em 2015, aproximadamente, 12 grupos visitaram Maripá com a finalidade de conhecer a forma de manejo dos piscicultores maripaenses, vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Icaraíma além de um grupo formado por prefeitos e deputados do Noroeste do Estado que participaram do 14º Seminário Regional da Piscicultura, realizado durante a Festa das Orquídeas e do Peixe.
Segundo o Engenheiro de Pesca do município de Maripá, Cleiton Manske, a piscicultura é um setor que tem forte expressão na economia maripaense e que vem se desenvolvendo cada vez mais. “Se compararmos a produção do pescado desde o início, vemos um grande crescimento. Em 1993, foram 105 toneladas de peixe produzidas em 35 hectares de lâmina de água. Em 2014 o número de toneladas subiu para 5.200 em 102 hectares”, explica. O engenheiro acrescenta que o comprometimento dos piscicultores com a atividade é um dos fatores deste desenvolvimento. “Os produtores buscam capacitação e novas tecnologias para um melhor manejo da produção, incluindo a renovação de água, com o uso de aeradores e o arraçoamento dos peixes, ou seja, a correta alimentação, o que influencia diretamente no crescimento e garante a eficiência alimentar do pescado”, afirma.
O Município de Maripá, desde o início da produção de pescado que iniciou em 1994, disponibiliza um técnico especializado, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para o acompanhamento dos produtores. Todo o trabalho é realizado em parceria com a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural).
Segundo o chefe da Emater de Maripá, Cesar Ziliotto, o trabalho em conjunto entre o instituto e o município tem trazido grandes benefícios à economia e aos produtores. “Essa parceria, que iniciou em 1993, com o diagnóstico feito em relação à piscicultura no município pela Emater até hoje tem dado muito certo e beneficiado à população. Tão certo que hoje, Maripá é o maior produtor de tilápia por m² de lâmina de água do Paraná”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE