Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
04/09/2015 16:28
Associados da Nuroepa participam de palestra sobre Imaginação Ativa

Aconteceu no dia 25 de agosto, no CEAM um encontro de formação com os associados do Nuroepa (Núcleo de Orientares Educacionais de Palotina)

Palotina - Aconteceu no dia 25 de agosto, no CEAM um encontro de formação com os associados do Nuroepa (Núcleo de Orientares Educacionais de Palotina). O grupo se reúne quatro vezes por ano abordando temas de interesse comum. O encontro foi conduzido pela psicóloga especialista em Psicologia e Religião Oriental e Ocidental Laísa Rossato que esteve ministrando uma palestra sobre Imaginação Ativa. O tema abordado pela palestrante trata-se de uma técnica psicológica de introspecção psíquica, onde conteúdos inconscientes são abordados. O encontro teve a duração de 4 horas, onde 20 associados compareceram, entre eles orientadores educacionais pedagogos e psicólogos que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a estrutura psíquica da personalidade, a constituição do ego (o "eu"), a dinâmica do inconsciente, e a técnica de Imaginação Ativa.
Na ocasião os desafios e dificuldades que esses profissionais enfrentam no convívio com as crianças que se estende desde seus primeiro meses de vida até a adolescência e por vezes a vida adulta, foram problematizados junto à psicóloga. "Neste convívio é estabelecido uma relação que vai muito além da simples transmissão de conhecimentos, mas uma relação de cuidado, a qual exige destes profissionais, capacitação, conhecimento, responsabilidade, além de uma estrutura psíquica e emocional capaz de corresponder às necessidades e as diversas situações com que se deparam diariamente" afirma Laísa.
Os temas abordados pela palestrante vem de encontrando com essa realidade contribuindo com o conhecimento técnico e cientifico da psicologia analítica de Carl Gustav Jung esclarecendo aos educadores como se construir as relações interpessoais a de que forma se constitui a estrutura emocional e psíquica do indivíduo bem como a relação deste com o mundo e com os outros. A técnica de Imaginação Ativa é apresentada como um recurso que pode beneficiar os profissionais da área da educação no trabalho com suas emoções e na busca por autoconhecimento.
No dia 23 de setembro uma nova palestra será ministrada para o grupo, sendo que na ocasião será abordando o tema, “O Aspecto psíquico nos cantos de fadas”.

Fonte: Folha da Terra - Foto: Divulgação


PUBLICIDADE