Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
04/05/2021 10:58
Projeto Científico de Palotinense fica em 1º lugar em uma das maiores Feiras de Ciências do mundo

Palotinense fica em 1º lugar em uma das maiores Feiras de Ciências do mundo

Palotina - No ano passado, a maior Feira de Ciências online do país, a Feira Brasileira de Jovens Cientistas, contemplou o projeto desenvolvido pelo estudante João Pedro Silvestre Armani (Colégio Alfa) e pela professora Carlise Debastiani (Diretora da Escola Terra do Saber) com credenciais para participar da ICYS 2021. A International Conference of Young Scientists 2021 que ocorreria na Grécia neste mês de abril, porém devido à pandemia, o evento ocorreu de modo on-line. Essa Feira, considerada a terceira maior do mundo, contou com a participação de diversos trabalhos de vários países do mundo, sendo três do Brasil.

Um dos três projetos foi desenvolvido pelos palotinenses e é intitulado “Use of agroindustrial residues for post-harvest fruit conservation (Utilização de resíduos agroindustriais para a conservação pós-colheita de frutas)”. Esse trabalho é a continuação de projetos anteriores, e nele foi realizado um estudo, principalmente, sobre o uso da escama da tilápia como potencial conservador de frutas, sendo que a mesma é um resíduo e foi utilizada para extrair queratina. No total, nesta etapa, foram testadas 600 frutas entre laranjas, bananas, morangos e maçãs.

O prêmio de 1º lugar em Life Sciences na classificação geral do evento foi conquistado pelos palotinenses para o Brasil e foi anunciado durante a cerimônia de premiação ocorrida no último dia do evento, que aconteceu de 22 a 27 de abril. A avaliação foi feita por meio de apresentações e entrevistas ao vivo e também contou com a análise de diversos materiais.

O estudante e sua orientadora agradecem a todas as pessoas que ajudaram no desenvolvimento do projeto, em especial, aos professores do Setor Palotina da UFPR, Alessandro Jefferson Sato, Mabel Arantes e Alexandre Pereira, assim como a professora de inglês, Luciana Bomfim (Wizard Palotina) e à nutricionista Dra. Lucimar Lima. Os autores também agradecem à todas as pessoas que responderam à pesquisa de opinião pública do projeto e auxiliaram direta ou indiretamente para a realização do mesmo.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE