Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
12/01/2021 22:33
Índice do LIRAa deixa Palotina em alerta para o risco de uma epidemia de dengue

O índice de 5,20% do LIRAa deixa Palotina em alerta para o risco de uma epidemia de dengue

Palotina – Na última semana, na segunda-feira, dia 4 e na terça-feira, dia 5, o Setor de Endemias ligado à Secretaria Municipal de Saúde realizou o 1° LIRAa - Levantamento Rápido Índice de Infestação do Aedes aegypti, do ano, e o resultado foi nada satisfatório, de 5,20%, sendo que o índice aceitável, deve ficar abaixo de 1%.

O LIRAa é um programa feito por amostragem, aonde se seleciona os quarteirões e imóveis a serem inspecionados pelos agentes de endemias.
Diversos focos foram encontrados em vários criadouros, sendo que os principais foram em baldes, lonas e pneus.

Segundo a Terezinha Duarte, coordenadora do Setor de Endemias, com esse índice de 5,20% do LIRAa o município de Palotina está correndo alto risco de entrar em uma epidemia de dengue.

Terezinha ressalta que, “estamos em um período aonde as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso, neste momento precisamos da colaboração da população, que eliminem a água parada, verifiquem seus quintais periodicamente para ver se existem focos do mosquito”.

Segundo a Terezinha, a maioria dos focos foram encontrados nos quintais das residências, por isso é preciso que as pessoas se conscientizem, que façam sua parte, eliminando recipientes que possam acumular água, como prato de plantas, garrafas, pneus, entre outros.
Também deve-se manter fechado a tampa de vasos sanitários e ralos, sempre lave os potes que servem para colocar água e comida para os animais.

3 casos – Atualmente Palotina conta com 3 casos confirmados da doença e outros que estão em fase de investigação.
Lembre-se “O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI É DEVER DE TODOS”.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE