Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
19/01/2021 16:53
Fórmula da C.Vale permite que fábrica de ração para peixes produza alimentos para frangos

Uma inovação implementada pela C.Vale resultou em um feito inédito na nutrição animal

Palotina - Uma inovação implementada pela C.Vale resultou em um feito inédito na nutrição animal. Funcionários da cooperativa desenvolveram uma fórmula que permitiu à indústria de rações para peixe produzir rações para frango. A iniciativa exigiu quatro meses de testes até se chegar a um processo que viabilizasse não só a produção, mas bons resultados de conversão alimentar pelos frangos. Sem referências para servir de base já que não havia experimento semelhante no mercado, um grupo de funcionários dos departamentos Avícola e de Peixes desenvolveu procedimentos específicos para a produção de ração pré-inicial para aves. Trabalhando em colaboração com a Wenguer, empresa norte-americana responsável pela extrusora de ração para peixes, o grupo fez ajustes nos equipamentos que envolveram granulação, temperatura e secagem. “A nossa preocupação era evitar perda de proteínas e enzimas necessárias ao crescimento do frango”, explica Gilberto Mainardes, supervisor do Departamento Avícola.

Os ajustes no processo viabilizaram a produção de 1.500 toneladas de ração para frangos, inclusive com ganhos de conversão alimentar. “Tivemos ganhos de até 10 gramas por ave em comparação à ração convencional peletizada e triturada”, assegura Mainardes.

VANTAGENS
A alternativa criada para implementar a medida vai, também, significar maior aproveitamento da fábrica de rações para peixes. Agora, o período mais frio do ano em que a indústria reduzia seu ritmo já que as tilápias comem menos durante o inverno, será utilizado para a fabricação de rações para frango, reduzindo custos fixos e aliviando as atividades da indústria que abastece 984 aviários da cooperativa.

O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, disse que a inovação surpreendeu até mesmo os técnicos da Wenguer. Eles vieram ao Brasil para conhecer o processo que resultou na inovação. “O processo que a C.Vale desenvolveu é inédito e abriu para eles novas possibilidades de negócio. Agora eles podem fornecer equipamentos para a produção de ração para frangos”, comentou Lang. Ele lembrou, ainda, que a C.Vale tem pioneirismo em tecnologia de produção animal, tendo sido a responsável pela introdução do uso da climatização de aviários na avicultura comercial brasileira.

Fonte: Assessoria C.Vale


PUBLICIDADE