Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
13/10/2020 16:10
Saúde realiza atendimento agendados alusivos ao Outubro Rosa

Palotina – O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, que tem como finalidade conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e o combate ao câncer, principalmente o câncer de mama. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Palotina está com atendimento especial para todas as mulheres com a realização de consultas, orientações e preventivos em horários diferenciados, no Posto de Saúde Central e nas Unidades Básicas da Saúde do município.
Mas devido a pandemia do coronavírus que estamos vivendo e para evitar aglomeração, as datas e horários de atendimento não serão divulgados, sendo assim, quem tiver interesse em realizar os exames deverão agendar previamente, para tanto deverão procurar uma UBS mais próxima de suas casas.

Importante
Existem dois exames para procurar identificar precocemente o câncer de mama nas mulheres: a mamografia e o autoexame. A mamografia é a técnica mais eficaz, por meio dela, pode-se identificar a presença até mesmo do menor tumor. É recomendado fazer este exame a partir dos 40 anos.
Já no autoexame, realizado pelo toque, em casa, é possível detectar o caroço quando o câncer está em um estágio mais avançado. Nesta fase, o nódulo pode chegar a 2 centímetros.
O ideal é procurar a Unidade de Saúde mais próxima, realizar consultas de rotina e manter hábitos saudáveis: não fumar, beber em excesso, preferir alimentos in natura ou minimamente processados, praticar atividades físicas e controlar o estresse.

 

 

Fonte: Folha da Terra


PUBLICIDADE