Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
23/09/2020 10:54
Depois de EUA, palotinenses vão à feira na Grécia

Os palotinenses tiveram seu trabalho escolhido para representar o Brasil na terceira maior Feira de Ciências do Mundo, a ICYS – International Conference of Young Scientists

Palotina – Em 2019, o estudante palotinense João Pedro Silvestre Armani (Colégio Alfa) e sua orientadora, Carlise Debastiani (Diretora do Colégio Terra do Saber), se destacaram em feiras nacionais e internacionais, como na FEBRACE (São Paulo), na INTEL ISEF – Intel International Science and Engineering Fair em Phoenix – Arizona (Estados Unidos), na Google Science Fair, na Reunião Anual da SBPC, dentre outras. No ano passado, foi apresentado o trabalho intitulado “Revestimentos Comestíveis na Pós-colheita de Laranjas (Citrus sinensis)”, o qual mostrou resultados da conservação de frutos utilizando a quitosana e a cera de abelha. Na Feira nos Estados Unidos os palotinenses conseguiram prêmio de 3º lugar na categoria Botânica (Third Award in Plant Sciences), dentre mais de 1.800 projetos de todo o mundo. Também ficaram entre os 100 melhores trabalhos do mundo na Feira da Google e receberam reconhecimentos em feiras nacionais, como o 2º lugar em Ciências Agrarias na FEBRACE.

Neste ano de 2020, o estudante continuou seu trabalho de pesquisa e entre os dias 26 e 28 de junho participou da Feira Brasileira de Jovens Cientistas, totalmente virtual. Novamente sob orientação da professora Carlise, João Pedro levou para a feira o trabalho intitulado “Utilização de resíduos agroindustriais para a conservação pós-colheita de frutas”. A pesquisa é continuação de projetos anteriores. João Pedro explica que foi realizado um estudo principalmente sobre o uso da escama da tilápia como potencial conservador de frutas, sendo que a mesma é um resíduo e foi utilizada para extrair queratina. No total, nesta etapa, o produto foi testado em 600 frutas com resultados satisfatórios.
Os palotinenses tiveram seu trabalho escolhido para representar o Brasil na terceira maior Feira de Ciências do Mundo, a ICYS – International Conference of Young Scientists, que será realizada na Grécia, no mês de abril de 2021, isso ainda dependendo da pandemia do coronavírus para sua realização. Apenas dois projetos dentre todos os que participaram foram selecionados para esta premiação. Além do prêmio principal, o projeto também foi reconhecido com o segundo lugar na Categoria de Ciências Agrárias.
O estudante agradece sua orientadora e também aos professores da UFPR-Setor Palotina, Alessandro Jefferson Sato, Mabel Arantes e Alexandre Pereira, assim como a professora de inglês, Luciana Bonfim, a nutricionista Dr. Lucimar Lima, a FECITEC e as pessoas que participaram de seu trabalho.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE