Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
23/02/2020 11:15
Campanha da Fraternidade será lançada na Quarta-feira de Cinzas em Palotina

A Campanha da Fraternidade 2020 desde ano homenageia Santa Dulce

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, inspirando-se na figura de Santa Dulce dos Pobres. O lema é inspirado no Evangelho de São Lucas: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), expressão inserida no contexto da Parábola do Bom Samaritano.

A relação mútua de cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, são a base de reflexão da Campanha da Fraternidade 2020 que acontece durante o Tempo da Quaresma.
A Campanha da Fraternidade (CF) é uma forma que a Igreja Católica no Brasil encontrou de vivenciar a Quaresma. Há cinco décadas a Campanha (CF), coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe temas que apontam para a necessidade de compromisso do cristão. Também propõe discussões e enfrentamento dos problemas que afetam os pobres: precariedade da saúde, do trabalho, educação, moradia, políticas públicas, entre outros já foram foco da CF.
O tema Fraternidade e vida: dom e compromisso! Quatro palavras de profundo significado. Fraternidade: parentesco, solidariedade entre irmãos, harmonia entre humanos. Vida: tem conceito bem amplo, mas aqui interessa vida como existência. Dom: significa dádiva, presente. Compromisso: é responsabilidade. Assim a Campanha convida os cristãos para cuidar da vida! Vida nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social, ecológica, política.

Objetivo
Campanha da Fraternidade tem como objetivos permanentes despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Em Palotina o lançamento da Campanha da Fraternidade, como em outros anos, será lançada na Quarta-feira de Cinzas, oportunidade em que duas celebrações acontecerão, 08h30 e 19h30, com imposição das cinzas.

Texto Base da Campanha da Fraternidade 2020
Por meio do tema e do lema da Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso / "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34) –, somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
Este Texto-Base nos oferece um panorama completo, com todo o referencial de que precisamos para viver, difundir e praticar os preceitos dessa edição da CF. Além de uma abordagem fundamentada para cada um dos pilares, "Viu, Compadeceu e Cuidou", contém a letra do hino oficial, a oração e o conceito da arte do cartaz. Também nos apresenta dados e orientações sobre o Fundo Nacional de Solidariedade.

 

Fonte: Assessoria Crédito: Reprodução


PUBLICIDADE