Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
05/11/2019 16:34
Setor Palotina desenvolve o projeto “Universidade para a Maturidade”

Palotina - O Setor Palotina da UFPR vem desenvolvendo o importante projeto “Universidade para a Maturidade”, que teve início no mês de agosto, com a aula inaugural que aconteceu paralelamente ao evento “Vem pra UFPR Palotina”, evento que contou com a presença de estudantes matriculados, familiares, autoridades e a comunidade acadêmica. 

Os trinta alunos matriculados têm participado ativamente das atividades propostas, sempre com entusiasmo e experiências para compartilhar. O aluno José da Silva diz que ama o projeto. “Além de ter trabalhado 45 anos para o Estado do Paraná, no IAPAR, aprendendo muito na área da pesquisa e viajando muito a trabalho, agora com esse curso eu estou aprendendo demais. Não perdi nenhuma aula até agora, eu não vejo a hora de chegar quinta-feira para ir para aula. Na aula de inclusão digital eu aprendi muitas coisas que eu não sabia sobre o celular e o computador”.
Já a aluna Adilis D. Grosbelli Buffulin, expressa o seu sentimento em relação ao projeto Universidade Aberta para a Maturidade. “Fazer parte da Universidade para a Maturidade foi uma renovação para nossa alma e nosso espírito. São conhecimentos conquistados gratuitamente e que servem de incentivo para nossas vitórias. Temos a chance de fazer novos amigos, aprender e ensinar novas lições, vivenciar novas alegrias, sorrir novos motivos e chorar outros. Olhamos esse momento como uma dádiva de Deus”.
Além da inclusão digital, ministrada pela professora Paola Cavalheiro Ponciano Braga, foram trabalhadas também atividades relacionadas a afetividade, memória e atenção, com os colaboradores externos Adriana Lazzari de Marco e Jakson Diego Rohling; Cuidados com pequenos animais e visita ao Hospital Veterinário, com Marcos Piazzolo (mestrando) e professor Olices da Cunha; Reciclagem no dia-a-dia e produção de sabão líquido no laboratório de química, com a docente Adriana Ferla; Educação Financeira com o professor Álvaro Bicudo e um passeio pela rota norte do transporte público de Palotina, com o apoio da empresa PGTUR.
Os docentes/colaboradores que trabalham no projeto têm apresentado um ótimo feedback sobre as aulas. O professor Álvaro Bicudo diz que essa é a melhor turma que teve nos últimos anos, sempre animada e participativa, sentimento compartilhado pelos demais docentes que já ministraram suas aulas.
A coordenação do projeto é atualmente exercida pela professora Marivone Valentim Zabott, com auxílio da pedagoga Renata C. Costa Gotardo, na vice coordenação. Para elas, o projeto tem superado as expectativas, pois tem havido um engajamento muito grande tanto dos docentes e colaboradores quanto dos alunos do curso. Isso demonstra que este espaço tem sido de aprendizado e integração, abrindo as portas da universidade para pessoas que antes nem imaginavam essa possibilidade.
O depoimento de Irma Amanda Maito, uma das alunas, mostra o quanto é importante que a universidade esteja aberta a essa experiência e incentive novas instituições e profissionais a aderirem a projetos com essa faixa etária: “Participo ativamente, agradeço de coração aos coordenadores e professores do projeto e colegas de aula. São todos muito especiais para mim!”
As atividades contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Palotina, através da Secretaria de Assistência Social, especialmente do secretário, Darcy Gris, e da assistente social Cleide Baumgartner.
As aulas serão finalizadas em junho de 2020, quando ocorrerá entrega de certificados. Em junho também ocorre o período de inscrições para novos alunos. (Informações: Renata Cristina Da Costa Gotardo e Marivone Valentim Zabott).

Fonte: Renata Cristina Da Costa Gotardo e Marivone Valentim Zabott


PUBLICIDADE