Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
11/03/2019 10:12
Dom João Aparecido Bergamasco é ordenado bispo em Umuarama

Ex-reitor do Seminário São Vicente Pallotti é ordenado bispo em Umuarama

Umuarama - Em uma cerimônia muito concorrida, aconteceu no domingo, dia 3, na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama, a ordenação episcopal do Monsenhor João Aparecido Bergamasco, ex-reitor do Seminário São Vicente Pallotti de Palotina, aonde permaneceu por cinco anos.
Com a igreja lotada pela comunidade católica e com a presença de cerca 80 padres e diáconos, bispos e arcebispos do Paraná e de alguns estados brasileiros como Pará, Mato Grosso do Sul e Amazonas, a celebração eucarística foi presidida por dom José Maria Maimone (bispo Palotino), bispo emérito da Diocese de Umuarama, em que na qual o monsenhor foi ordenado bispo.
Como bispo, Monsenhor João Aparecido Bergamasco apresentou seu lema de missão “Permanecei no meu amor”, como referência ao capítulo 15 do evangelho de João. “O meu desejo é que meu coração seja igual ao de um pastor, como Jesus Cristo que foi capaz de amar dando a vida a seus amigos. Quero levar a alegria do evangelho especialmente aos que sofrem para que as pessoas possam permanecer no amor de Deus”, disse o Bispo Bergamasco durante a celebração.
A partir de agora, a missão do Monsenhor Bergamasco é a autoridade máxima da Diocese de Corumbá. A ele compete a missão de ensinar, santificar e governar a comunidade, a ministrar o Sacramento da Crisma e a ordenar diáconos e presbíteros. “Percebe-se que Bergamasco possui qualidades essenciais para ocupar esse cargo, como a profundidade na compreensão do evangelho, a fidelidade à doutrina da Igreja, a capacidade de relacionamento com todas as faixas etárias, a liderança, o bom relacionamento com os poderes públicos e a firmeza na fé”, ressalta o bispo diocesano de Umuarama, Dom João Mamede Filho.
Dom Bergamasco assumirá com este cargo, no dia 23 de março, a incumbência de administrar a Diocese de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Sua posse será na Catedral Nossa Senhora Auxiliadora.
Comitiva de Palotina – O município de Palotina esteve representado neste importante momento pelos padres, Carlos, Batisti, Egidio Trevisan, Fábio Batistela, Márcio Sistherenn, além de representantes da comunidade.

Histórico
Monsenhor João Aparecido Bergamasco nasceu em 15 de maio de 1967, em Marabá município de Tuneiras do Oeste (PR). Ele é padre religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino) e atualmente é Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul (Diocese de Dourados).
Graduou-se em Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1987 a 1988 e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1990 a 1993. Fez o curso de Formador para a Vida Religiosa e Consagrada no Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), de 2009 a 2010.
Após sua ordenação, foi enviado em missão ao Estado de Rondônia, onde trabalhou como vigário geral, de 1994 a 1995, na Paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes. Foi o idealizador do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã (PR. Também integrou o Conselho Presbiteral. Em Cerejeiras (RO) onde permaneceu até o final de 1998, foi diretor da Rádio Comunitária FM, assessor da Pastoral da Juventude da área Episcopal. Em 2001, assumiu como Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Manaus (AM). Foi Reitor do Seminário São Vicente Pallotti em Palotina (PR) até o final de 2010. Em 2011 assumiu a missão de ser diretor financeiro da Gráfica e Editora Pallotti, em Porto Alegre (RS). Em 2012 volta à Manaus (AM) onde exerceu vários serviços.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Ieda Fotografias


PUBLICIDADE