Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
08/11/2018 08:36
Projeto Dedinho Verde encerra com o plantio de árvores

As crianças aprenderam na prática como realizar todo o processo de compostagem

Palotina - Durante sete meses, 45 alunos do 4º ano da Escola Joaquim Monteiro Martins Franco participaram do projeto Dedinho Verde, idealizado por professores e acadêmicos de Artes Visuais e Administração da Uespar/Facitec em parceria com o Rotary Club Palotina Pioneiro.
O projeto de extensão piloto iniciou no mês de abril deste ano com o objetivo de promover a conscientização ambiental para a correta separação de resíduos e posterior destinação final adequada, implementando um conceito de sustentabilidade para a transformação de materiais orgânicos em adubo por meio da técnica de compostagem.
As atividades se dividiram em aulas dinâmicas, visitas técnicas e muita prática. Em cada encontro as crianças levavam restos de cascas de frutas, verduras, pó de café e erva de tererê para colocar nas composteiras e acompanhar o processo de transformação destes resíduos em composto orgânico.
“Procurávamos sempre seguir os passos para realizar o processo de compostagem com as crianças, propondo várias atividades ao longo do ano para chamar a atenção e instigar o interesse dos alunos para o projeto”, destaca a coordenadora do projeto na Uespar/Facitec, Silvana Fillippi Chiela Rodrigues.
As crianças acompanharam também a colocação de minhocas, mexeram na terra, discutiram a importância de buscar alternativas para diminuir a quantidade de lixo que é descartado no aterro sanitário do município, inclusive fazendo uma visita ao local.
O projeto foi finalizado nesta sexta-feira, dia 26, com o uso do composto para o plantio de mudas de árvores.
“Nós rotarianos nos sentimentos orgulhosos de termos participado e contribuído para a educação e transformação de um problema ambiental em solução, protegendo o meio ambiente por meio dessa ação simples, mas de resultados grandiosos”, diz a rotariana Adelaide Petry Paludo.
Na opinião da professora Laiane Barazetti, os alunos colheram muitos frutos com a experiência que tiveram no projeto Dedinho Verde. “Além do conhecimento teórico puderam explorar na prática, vivenciando passo a passo do processo da compostagem. Com certeza, é um aprendizado que levarão para a vida toda”, diz.
O projeto de extensão teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o patrocínio do Rotary Club Palotina Pioneiro, Beto Martelinho de Ouro, Trevisan e Loja Alternativa Certa.

Fonte: Assessoria Uespar


PUBLICIDADE