Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Esportes
11/01/2021 13:49
Edina Alves e Neuza Back representam arbitragem brasileira no Mundial de Clubes da FIFA 2020

Brasileiras podem se tornar as primeiras mulheres a comandar um jogo de futebol masculino profissional em uma competição da FIFA.

A arbitragem brasileira será representada pela árbitra Edina Alves Batista (FIFA-SP) e pela auxiliar Neuza Back (FIFA-SP) no Mundial de Clubes da FIFA 2020, que será realizado no próximo mês de fevereiro, no Catar. As duas foram indicadas pela entidade máxima do futebol mundial para formar um dos trios da competição, que será completo pela assistente argentina Mariana de Almeida.

Esta será a primeira vez que Edina Alves participará de um jogo internacional de futebol masculino. Tanto ela quanto Neuza Back fazem parte do quadro de arbitragem brasileira na FIFA para 2021. Com essa escalação, elas podem se tornar as primeiras brasileiras a arbitrar um jogo masculino de uma competição da FIFA.
O trio de arbitragem feminina para o Mundial de Clubes é mais um passo da FIFA para abrir caminho para as mulheres nos grandes palcos do futebol internacional. Antes dessa escalação, a entidade indiciou árbitras para comandar jogos nas Copas do Mundo Sub-17 de 2017 e de 2019. Essa será a primeira vez que uma partida oficial de futebol masculino profissional será comandada por uma árbitra em uma competição da FIFA.
Em 2019, Edina Alves Batista foi escalada para arbitrar o seu primeiro jogo do Brasileirão Assaí, a elite do futebol brasileiro. Desde então, ela foi árbitra central em 13 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro. No mesmo ano, ela se somou às árbitras assistentes Neuza Back e Tatiane Camargo para formar o trio brasileiro na Copa do Mundo da França. Elas participaram de quatro partidas durante a competição, incluindo a semifinal entre Estados Unidos e Inglaterra, um dos jogos mais importantes do torneio.

 

Fonte: Assessoria CBF/ Créditos FIFA/Leandro Lopes


PUBLICIDADE