Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Ponto a Ponto por Celso Becker
24/09/2015 11:01
Palotina entre as 15 melhores cidades para se viver

A revista eletrônica Sempre Família, do grupo GRPCom, divulgou recentemente o ranking das 15 melhores cidades do Paraná para se viver.
Na lista, estão os municípios paranaenses com maior IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). O município de Palotina aparece na lista na 9ª colocação. Conforme apontou a pesquisa da revista eletrônica, um dos destaques de Palotina é a educação.
Palotina ficou com a 9ª colocação entre os 399 municípios do Paraná e ocupa a 249ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros segundo o IDHM. No município, que hoje tem o IDH de 0,768, a dimensão cujo índice mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,315), seguida por longevidade e por renda. A proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola é de 91,58%. Entre 1991 e 2010, essa proporção aumentou, respectivamente, em 53,95 pontos percentuais.

Palotina capital dos jogos
Cerca de 3 mil, entre atletas e dirigentes de mais de 90 cidades do Paraná estarão em Palotina de 25 de setembro a 01 de outubro, para as disputas dos Jogos Abertos do Paraná, fase final da Classe B.
A abertura acontece na sexta-feira, no Ginásio Municipal de Esportes, a partir das 20, com o desfile das equipes participantes. Os jogos iniciam no sábado pela manhã
O município de Palotina estará sendo representado em 10 modalidades.
Fica o convite a todos para prestigiar e torcer pelas equipes palotinenses.

Setembro Amarelo
Estamos vivendo o Setembro Amarelo, que consiste em ações que visa, pelo menos a redução dos acidentes de trânsito em Palotina. A Secretaria de Saúde em parceria com Acipa, Siretran e outros órgãos estão desenvolvendo diversas atividades de conscientização. Já aconteceu o Passeio Ciclístico, a Caminhada contra a violência no trânsito, palestras e blitz educacional estará acontecendo.
Dados da Secretaria de Saúde dão conta de que de 40% a 50% do orçamento da Saúde estão sendo gastos para atendimentos a acidentados, um número exorbitante.
Temos sim, todos fazer a nossa parte, cuidando, respeitando, mas principalmente os motociclistas que se envolvem em maior número em acidentes, tomar o máximo de cuidado, não somente consigo, mas com os outros.

Trevo de Maripá
Sempre que acontece um acidente grave, principalmente quando ceifa-se mais uma vida, todos ficam estarrecidos, vereadores, prefeitos, a comunidade, mas a verdade é que os acidente continuam acontecendo e nada está sendo feito. Nesta semana na Câmara de Vereadores de Palotina o assunto foi destaque, o vereador Eurico Fernandes Barbosa pediu providências para que se chegue a uma solução.
Já o prefeito Anderson Bento Maria esteve em Curitiba e em visita ao gabinete do deputado Elio Rusch reivindicou melhorias para o local.
Mas a grande verdade é uma só, local tem grande visibilidade e dá para se afirmar que a falta de atenção tem sido o principal fator para que os acidentes aconteçam. Esperamos soluções para o local.

Fonte: Celso Becker/Folha da Terra